Dorie às sextas: Apple cheddar scones

DORIE ÀS SEXTAS  ” APPLE CHEDDAR SCONES”

Nas semanas dos posts da Dorie, é sempre uma semana de deliciosa excitação ….. Fazer o novo, vivenciar o novo é algo tão estimulante que a adrenalina toma conta dos nossos atos.

Tudo é gostoso, pesquisar…separar os ingredientes….ouvir as dúvidas das amigas…os comentários no facebook…a decisão de seguir ou não à risca a receita….modificar….como? o que?…o certo…o errado…a foto….

De repente!!!! me ví meditando por que a elaboração de uma simples receita envolvia tantos sentimentos e sensações ? Seria eu um caso único? Seria o medo do erro ou do fracasso ou a soberba da  perfeição….. Não…..Acho que é sómente o prazer e a alegria de fazer algo novo com muito amor, para oferecer a quem amamos, ou simplesmente para partilhar  mais uma experiencia em comum…com as Amigas sempre tão presentes de  Dorie às Sextas!!!!!!

Foi embalada com este sentimento de conforto e amizade e com uma calma de entendimento e aceitação , que eu fiz os meus deliciosos scones…….

 

INGREDIENTES

1 ovo grande

1/2 xicara de chá de buttermilk frio

1/4 xicara de chá de cidra

1 3/4 xicara de chá de farinha de trigo

1/3 xicara de chá de farinha de milho meio grossa

2 colheres sopa de açúcar

1 colher sopa de fermento químico

1/4 colher chá de bicarbonato de sódio

1/4 colher chá de sal

100g de manteiga sem sal, fria, cortada em pedaços pequenos

3/4 de xicara de chá de cheddar ralado

1/2 xicara de chá de maçã seca, em pedacinhos pequenos

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal ou com um tapete de silicone.

Misture o ovo com o buttermilk e a cidra. Reserve.

Misture a farinha, farinha de milho, açúcar, fermento, bicarbonato e sal. Acrescente a manteiga. Com as pontas dos dedos ou com um garfo misture a manteiga nos ingredientes secos, até que pareça uma farofa. Não misture demasiado.

Acrescente os ingredientes líquidos aos secos e misture com um garfo, até que a massa (que vai estar muito molhada e pegajosa) fique coesa. Acrescente o queijo e a maçã e amasse (como se fosse pão) levemente, com a mão ou uma espátula de borracha, 8-10 vezes. Depois, e como a massa é muito pegajosa, vire-a para uma superfície levemente enfarinhada, achate-a num rectângulo de 1,5cm de altura e, com uma faca, corte-o em 12 peças iguais. Ou se preferir faça os scones com 2 colheres como eu fiz, amassando-os um pouquinho.

Coloque-os no tabuleiro previamente preparado.(nesta fase, os scones podem ser congelados e, quando estiverem duros, guardados em sacos hermeticamente fechados; não descongele antes de assar e  acrescente 2 minutos ao tempo de cozimento)

Leve o tabuleiro ao forno durante 20-22 minutos ou até que os scones estejam dourados e quase firmes. Transfira-os para uma grade e deixe-os esfriar durante 10 minutos, antes de servir, ou então deixe-os esfriar completamente e sirva-os à temperatura ambiente.

Ah!!!!!!    e não contente com o formato nem com a côr  dos scones, decidi  colocar a massa numas  forminhas de empadas untadas e polvilhadas com farinha de milho e também  polvilhá-los com canela. Foram ao forno e ficaram muito mais corados, gordinhos e fofinhos…… Missão cumprida com muito prazer.

Bom Apetite,

Gina

11 comentários sobre “Dorie às sextas: Apple cheddar scones

  1. Gostei de ler o teu texto Gina, concordo, também eu me sinto assim com uma nova receita. Esta semana não consegui participar. Vou ver se domingo ainda consigo.
    Lindos e deliciosos scones amiga.
    Um beijinho.

  2. Olá meninas mas toda receita que para nós é novidade, fico assim também, quero sugestões, opiniões, pesquiso, até ter a certeza de que tudo vai dar certo, é um misto de medo e ansiedade não é? Mas valeu muito a pena, ficaram lindos seus scones, e de maçãs, com certeza ficaram deliciosos. Beijinhos, ótimo final de semana queridas

  3. Gina, minha querida, eu sou mesmo uma amiga má, pois nem sequer vim aqui comentar o seu fabuloso trabalho desta quinzena ( o texto, e os scones, propriamente ditos). Eu vi a sua receita mas tenho andado com uns problemitas que me tiram alguma disposição. Espero que me desculpe, minha amiga.
    Um abraço forte para si e para a Camilla.
    Maria

    • Maria, não se preocupe….eu sei do seu carinho por nós .Espero que esses probleminhas vão embora logo!! E a propósito vc não é uma amiga má é muito querida. Um beijinho da amiga Gina

Deixe um comentário

