Arroz Marroquino

ARROZ  ÁRABE?  LIBANES?  MARROQUINO?  SIRIO .. ou .. SIMPLESMENTE  DELICIOSO?

Voces devem estar se perguntando o porque do titulo…Foi o que eu fiz .

Toda a vez que eu faço este arroz, nunca sei que nome lhe dar. Então fui procurar pelo tio “google” e outras fontes para tentar entender mais. Mas, confesso que estou no ponto de partida. Após ver muitas receitas verifiquei que poucas são as variantes entre elas.Talvez algumas sem aletria, sem a mistura de carnes, outras com lentilhas e com um só tipo de carne, mas os temperos não divergem muito……

Enfim, o que conclui….é que não importa de onde e sim que ele é DELICIOSO. Porém se alguém souber as diferenças reais, eu agradeço a explicação e de uma vez por todas vou poder batizar o meu arroz.

Agora, que ele é bom lá isso é. E, eu ainda me engano ( de propósito) na medida da canela que sempre cai a mais.!!!!! Delicia!!!

INGREDIENTES

1 peito de frango temperado, cozido e desfiado não muito fino (guardar a água do cozimento)

300 grs. de carne moida

1 1/2 xicaras de arroz

3 rodelas (ninhos) de macarrão aletria, cozido al dente

1 cebola picada

1 colher de manteiga

1 colher de sobremesa de canela em pó ou 1 canela em pau ( usei em pó)

sal, pimenta siria, nóz moscada a gosto

50 grs. de amendoas torradas

20 grs. de pinólis torrados ( não coloquei)

50 grs. de uvas passas sem caroços ( não usei)

Salsinha ouHortelã para salpicar ou para enfeitar.

MODO DE PREPARO

Numa panela com a manteiga dourar a cebola, colocar a carne moida e os temperos a gosto e deixar refogar até secar a água da carne.  Pôr o arroz, fritar um pouco e juntar o caldo onde o frango cozinhou ( eu costumo usar 2 medidas de caldo para cada 1 de arroz). Quando o arroz estiver quase pronto, mas ainda com algum caldo, colocar a aletria e metade do frango desfiado e as uvas passas. Verificar os temperos , corrigir se necessário e deixar cozinhar o arroz e secar o caldo.( se precisar acrescente mais caldo)

Colocar numa travessa com o resto do frango ao redor e salpicar com as amendoas, os pinolis e a salsinha ou a hortelã.

Sirva a seguir.

Bom apetite

Gina

8 comentários sobre “Arroz Marroquino

  1. Amiga,
    nem eu me canso de lhe agradecer todo seu carinho, muito obrigado por todas suas belas palavras, que me enchem de sorrisos🙂
    E seu arroz, realmente não importa o nome ao certo, tem uma vertente árabe ou marroquina, o que interessa é que é delicioso.
    E o toque da canela cai tão bem🙂
    Um beijinho.

  2. Gina que delicia esse arroz, gosto do nome como está, pois o que importa mesmo e a delicia que deve ter ficado, adorei a canela, deve ter dado um perfume e sabor únicos ao prato. Gostei demais. Bjocas

Deixe uma resposta

