Dorie às sextas – Almond Biscotti

DORIE ÀS SEXTAS – ALMOND BISCOTTI

“BISCOTTI”  –  Um cokie de origem italiana cuja palavra significa “cozido duas vezes”  .Foi criado séculos atrás e espalhou-se com outros nomes por outras culturas….Mas era o alimento ideal para soldados, marinheiros e pescadores que necessitavam de sustento em longas viagens o que se devia à sua longa conservação.

Existem diversas receitas de” biscotti”, mas eu nunca fiz nenhuma….. e acreditem tenho muitas delas.

Inexplicavelmente quando os vejo sempre me vem a  mente, a imagem de um ritual de chá, ou de uma degustação de vinho doce, numa  varanda florida, na mesa de um jardim,numa sala onde se possa olhar através das janelas o céu , onde cada gesto tem um significado pessoal de simplicidade, harmonia e tranquilidade de saborear um biscotti  imerso em uma xicara de chá ou numa taça de vinho moscatel.

Talvez  a  imagem desse momento de perfeição seja tão forte em minha mente, que fez com que eu sempre procurasse a receita perfeita, aquela que alterasse os meus sentidos fazendo a imaginação vagar por sentimentos ainda não vividos.

Com a continuidade da procura por essa descoberta  perfeita, veio ao meu encontro esta proposta, e então pela primeira vez….me ví tentada a fazer.      E…………..

INGREDIENTES

1 1/2 xicara de chá de farinha de trigo

1 1/2 colheres de  chá de fermento em pó

1/4 colher de  chá de sal

1/2 xicara de chá de farinha de milho amarela

110g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

1  xicara de chá de açúcar

2 ovos grandes (ou 3 pequenos)

1 1/2 colheres de chá de extracto de amêndoa

3/4 xicara de chá de amêndoas fatiadas, com ou sem pele

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 175ºC. Forre uma assadeira com papel vegetal ou tapete de silicone e reserve.

Misture a farinha, o fermento e o sal. Junte a farinha de milho e misture outra vez. Reserve.

Com a batedeira, bata a manteiga e o açúcar durante 3 minutos, até obter um creme macio. Acrescente os ovos e continue a bater por mais 2 minutos ou até que a mistura esteja leve, macia e cremosa. Junte o extracto de amêndoa. Reduza a velocidade e acrescente os ingredientes secos, batendo só até estarem incorporados. Junte as amêndoas e envolva-as com uma colher de pau ou espátula, para as distribuir bem pela massa.

Despeje metade da massa na assadeira preparada. Com os dedos ou uma espátula de silicone, forme um tronco de 30cm de comprimento por 4cm de largura. O tronco será mais rectangular que redondo e será tosco, não uniforme. Com a restante massa molde um segundo tronco idêntico ao primeiro.

Leve a assar por 15 minutos ou até que os troncos estejam levemente dourados, mas ainda moles ao toque. Transfira a assadeira  para cima de uma grade e deixe esfriar por 30 minutos.

Com uma espátula de metal, transfira os troncos para uma tábua e, com uma faca de serra, longa (tipo faca de pão) corte-os em fatias de 2cm de espessura. Devolva as fatias a assadeira, desta vez pondo-as em pé. Leve novamente ao forno.

Asse os biscotti por mais 15 minutos, até que estejam dourados e firmes. Transfira-os para uma grade e deixe esfriar até à temperatura ambiente.

E………………

Como ficou bem nitido, fiz a receita sem alterações(não queria errar)……..Arrumei a mesa tentando traduzir as imagens da minha mente, sentei-me olhando o céu…..e começei meu ritual tentando aprisionar o momento…..Mas acredito que ainda não foi desta vez que se deu a descoberta da receita perfeita…..

Foram momentos agradáveis,  um belo ambiente,os biscoitos estavam muito gostosos  com sabor bem marcante das amendoas, mas não tinham a suavidade que o meu momento requeria.

Embora não ficassem perfeitos, valeu por, pelo menos desta fez eu os fazer…….

Bom Apetite

Gina

Anúncios

3 comentários sobre “Dorie às sextas – Almond Biscotti

  1. Olá Camilla e Gina,
    Ótimas informações, já fiz muitas vezes, julgo que antigamente a maior vantagem deste biscotti era a ausência de umidade e alta durabilidade, também o sabor é muito agradável e pelos ingredientes estes estavam deliciosos.
    Beijo,
    Vânia

  2. Amiga,
    sua mesa está perfeita e acolhedora 🙂
    Adorei seus biscottis, bem lourinhos e dourados.
    Foi uma boa experiência. Temos aprendido tanto com a Dorie e umas com as outras. A partilha é bonita.
    Bom domingo!
    E beijinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s