Bolo de Laranja e Cardamomo

BOLO DE LARANJA E CARDAMOMO
No meio da tarde, me veio à lembrança , um pedido de meu filho Marcelo que queria um bolinho mais ou menos sequinho mas……….
Hoje foi um daqueles dias que ou o tempo passou rápido demais ou eu acumulei muitas coisas para fazer no mesmo dia. Acho que a segunda hipótese é a mais correta, pois o tempo tem sempre o mesmo tempo!
O tempo está sempre bricando conosco…Saber administrá-lo é uma arte, dividir as horas para o trabalho, o descanso, o lazer e a familia é uma sabedoria…Como é difícil viver com equilibrio!
Como diz Cazuza na música “O tempo não pára” e não pára mesmo…. A pressa tornou-se padrão de comportamento na sociedade, tudo é para “ontem”, como se não existisse  mais o tempo  de cada coisa e nós embarcamos nessa “onda”. Onde estão os ditados “ devagar se vai ao longe” ou “o apressado come cru
Ninguém distingue mais “velocidade” de “pressa“. A velocidade é mais precisa e a pressa mais imprudente.
Neste viver moderno o tempo está sempre nos ensinando , não adianta a pressa , pois ele o tempo, é o senhor de tudo e cada momento sempre tem o seu próprio tempo.
Então porque esta falta de tempo ou a sensação de sua ausência….. porque está sempre em nossas mentes as frases….não tenho tempo para mais nada ou falta-me o tempo…
Enquanto me deixo levar por essas divagações cotidianas do dia a dia, começo a preparar este bolinho bem simples e rápido, porque  afinal  o tempo não pára e ele  é “precioso“…..
INGREDIENTES
2 ovos
2 xicaras de chá de farinha de trigo com fermento
2 xicaras de chá de açúcar
2 laranjas grandes
1 xicara de óleo
1 colher de café de cardamomo em pó ( Eu coloquei 2 colheres)
raspas de laranja para enfeitar
CALDA
1 xicara de chá de suco de laranja
1/2 xicara de chá de açúcar
COBERTURA
1 xicara de chá de glaçúcar
3 colheres de sopa ou mais  de suco de laranjas quente

MODO DE PREPARO
Descascar  e tirar toda a parte branca da laranja, cortar em quatro e tirar os gomos sem a pelicula branca, tirar também  os carroços.
No liquidificador bater os ovos, o óleo e os gomos da laranja.
Misturar a farinha de trigo com o açúcar  e o cardamomo. Juntar o creme do liquidificador nessa mistura e mexer bem.  Colocar a massa numa forma untada e polvilhada e levar ao forno por uns 40 minutos ou até ao teste do palito.
Calda :   Misturar o suco com o açúcar e levar ao fogo até ferver.
Cobertura :    Juntar  no glaçúcar o suco de laranja quente e misturar até ao ponto desejado.
Assim que o bolo ficar pronto e ainda quente, fazer uns furinhos e jogar a calda por cima. Eu joguei a calda morna. Em seguida  colocar a cobertura e as raspas da laranja.

Como vocês viram, este bolinho pelo menos,não leva muito do nosso tempo e fica uma delícia.

Bom Apetite

Gina

7 comentários sobre “Bolo de Laranja e Cardamomo

  1. Olá Gina, essa é uma grande verdade, o tempo não pára, passa por nós a uma velocidade enorme.
    Gostei muito do aspecto macio do teu bolo, vê-se delicioso. Que nome bonito tem o teu filho, gosto muito.
    Um beijinho grande com votos de bom fim de semana.

  2. Olá Gina,
    adorei ler seu texto, uma pequena reflexão que tantas vezes me vou fazendo também. O tempo é precioso mas será sempre bem aproveitado com os nossos comendo uma fatia de um bolo bom como esse.
    Laranja e cardamomo ficam bem juntos. Adorei essa fatia🙂
    Um beijinho.
    E mais uma vez, obrigada por todo seu carinho.

  3. Gina querida que lindo bolo, gostei muito da combinação laranja e cardamomo, ficou lindo e sem dúvidas, delicioso, adorei seu texto, verdadeiro, absolutamente real, e como mãe amorosa que é, usou do seu tempo para agradar seu filhote. Isso que vale a pena, agradar nossos queridos, e sempre ter tempo para eles. Obrigada pelo carinho em meu blog. Bjos amiga, excelente final de semana

  4. Gina, querida amiga do coração,
    Adoro bolo de laranja.Aliás, acho mesmo que é o meu bolo favorito. Tenho uma receita parecida mas a tua, com o cardamomo e com a cobertura, supera o meu, sem qualquer dúvida. Fiquei com água na boca…
    Um abracinho muito,mas muito forte e com muita ternura da sua amiga, sempre,
    Maria

    • Maria
      Com que alegria li teu comentário….Minha amiguinha querida, fiquei tão feliz de vc ter vindo me visitir que este fim de semana vai ser maravilhoso!!!!!!!!!! Obrigada de coração….amizade é uma coisa estranha, mesmo virtual …quando se é amiga é ou não é, não existe meio termo….
      Um beijão do fundo do coração e com muitas saudades da Gina

  5. Querida amiga
    Realmente é uma arte saber administrar o tempo e a sensação que tenho é que ele está mesmo passando mais rápido!
    De fato, “o tempo não pára e ele é precioso“, então o melhor é aproveitarmos do melhor modo possível cada minuto e vejo que você o aproveitou muito bem fazendo esse delicioso bolo com laranja e cardamomo, combinação que eu adoro!
    Também te desejo um lindo fim de semana:)
    Um grande abraço
    Léia

Deixe uma resposta

