Bolo Invertido de Abacaxi

BOLO INVERTIDO DE ABACAXI

INGREDIENTES

3 ovos

1 xicara de chá de óleo

1 xicara de chá de leite morno

1 1/2 xicara de chá de açúcar

3 xicaras de chá de farinha de trigo com fermento

fatias de abacaxi natural sem o meio

canela e açúcar para polvilhar

caramelo

2 xicaras de chá de açúcar

1 xicara de chá de suco de abacaxi natural coado

MODO DE PREPARO

Fazer o caramelo, misturando o açúcar e o suco de abacaxi. Levar ao fogo baixo até dourar e ficar na cor desejada. Untar uma forma com esse caramelo, deixando também um pouco na lateral. Se quiser pode caramelar na própria forma.

Colocar as fatias de abacaxi e polvilhar com um pouco de canela e açúcar.Reservar

No liquidificador bater os ovos, o óleo e o leite morno. Numa tijela misturar a farinha de trigo peneirada com o açúcar e juntar a mistura do liquidificador, mexer bem até incorporar tudo.

Colocar a massa na forma já preparada e levar ao forno pré aquecido por cerca de 50 minutos ou até ao teste do palito.

Desenformar ainda quente.

Hoje vai a receita de um bolo tipicamente caseiro…Esse bolo é um dos favoritos da Camilla, isso porque ela adora abacaxi. Eu também gosto muito de bolos que mistura o sabor azedinho da fruta com o caramelo doce. Dessa mesma maneira, adoro fazer também de banana e  maçã. Ele é ideal para o lanche da tarde, ou para comer com uma bola de sorvete. Uma coisa que adoro neste bolo é a aparência dele, fica tão bonitinho as fatias de fruta  por cima. Sempre gosto de misturar frutas no bolo!!!  Este foi devorado neste feriado que passou…haha….só que em vez de sorvete (estava frio) servi com uma dose extra de doce de abacaxi com coco.

Bom Apetite

Gina

22 comentários sobre “Bolo Invertido de Abacaxi

  1. Gina sua Camilla não é nada boba, ela sabe o que é bom hehe. Adoro abacaxi e adoro esse bolo, de fato fica com um visual lindo e é maravilhoso, aposto que não sobrou nada e se sobrou guarda pra Camilla ta?? hehe. Bjocas Ficou muito bonito.

  2. Oi Gina:)

    Adoro bolo de abacaxi! Já não faço à bastante tempo e ao olhar para o seu que está com o aspecto tão delicioso deu-me uma saudade. Tenho de voltar a fazer:)

    Beijinhos

  3. Querida Gina, ficou fabuloso o seu bolo!
    Eu adoro bolo com frutas invertido, o de abacaxi é um favorito.
    Não faço há algum tempo, mas cá em casa todos adoram.
    Eu comeria uma enorme fatia, com uma bola de sorvete e com esse doce que me parece super guloso!!🙂
    Um beijinho.
    E obrigada pelo seu carinho minha querida, adoro ler seus comentários, sempre me deixam com um grande sorriso.

  4. Gina, vim buscar sua receita do bolo, que acho que vou fazer final de semana, e relendo o texto, vi que ele foi devorado no feriado passado e eu pensando que ainda tinha sobrado um pedacinho para a Camilla. Santa ilusão a minha. Até parece que um bolinho desse sobra alguma coisa né rsrs. Bjocas obrigada pela receita

    • Josy querida
      Na receita original era só 1/2 xicara de chá de óleo, mas na conversa me enganei e coloquei 1 xicara de óleo, porém ficou tão bom que eu coloquei na receita, mas se vc quiser pode diminuir que eu também já fiz e não altera muito a textura, talvez fique um pouco mais húmido com 1 xicara de óleo. Também coloquei no buraquinho do abacaxi antes de assar,em vez de cerejas, o doce de abacaxi que fiz ( só de abacaxi, açúcar e coco) assim quando ele assa se mistura com o caramelo e fica um creminho delicioso.Pronto falei tudo que esqueci de colocar no post. Mas também fica gostoso sem esses extras……. Beijinhos da Gina

      • Gina minha amiga, muito obrigada pelas dicas, vou fazer como vc fez, adorei a idéia do doce de abacaxi com coco nos buraquinhos do abacaxi, vou fazer exatamente igual a vc, só não sei se vai ficar bonito tanto quanto o seu rsrs. Obrigada amiga.Beijinhos

  5. Querida Gina,
    este bolo tem gostinho de infância minha mãe sempre fazia de abacaxi
    e de banana, era uma alegria na hora do lanche, imagina sete crianças
    e um tabuleiro grande de bolo……..hummmmm…..era uma verdadeira
    festa, rsrs.
    Ontem eu estava comentando com o meu filho como era a nossa vida,
    a casa da minha mãe era uma fartura, era tão bom, a gente tinha tudo
    nas mãos, pena que meu pai fez sacanagem, mas é a vida, e graças
    a Deus que ele está vivo e todos os meus irmãos são formados e
    cidadãos de bem e bem estruturados.
    Não posso ver nada que lembra minha família que fico assim cheia de
    saudades, rsrs.
    O teu bolo ficou perfeito e tem gostinho de quero mais, feliz de quem o
    comeu!
    Bjs, fica com Deus!

    • Querida Andréa
      Obrigada pelas suas visitas no meu cantinho.
      Adoro ler os seus comentários.Sua familia deve se orgulhar muito de você, só pelo carinho que vc fala dos seus e pelos textos tão meigos,já dá para ver a pessoa linda que vc é…..É muito gratificante saber que desfrutamos da amizade mesmo virtual de pessoas tão especiais….Espero sempre a sua visita….Beijinhos cheios de carinho da Gina

  6. Xiiiiiiiiiiiiiiii, minha amiga. Você fez-me vir as lágrimas aos olhos, agora.
    O meu pai adorava este bolo. Ele era muito guloso; uma simples colher de açúcar o saciava dos apetites para os doces. Porém, este era um dos seus bolos especiais. Desde que ela partiu, nunca mais fiz. Agora bateu uma saudade…
    Beijinhos minha doce amiga.
    Maria

  7. Passando pra ver admirar mais um pouco esse bolinho heheh. Na verdade vim também desejar um excelente final de semana pra vc, a Camilla e sua familia. Bjocas

    • Olá Jota.
      Você não reparou, mas a farinha de trigo pedida é a com fermento, o fermento já vem na farinha de trigo, mas se você não tiver essa farinha pode acrescentar 1 colher de sopa de fermento em pó. Obrigada

  8. Acabei de fazer, e coloquei apenas meia xicara de óleo e ficou MAGNIFICOOOOO!!!!!!!! SUPER RECOMENDADO!!!!!!!!!!!!!!
    Obrigada pela receita hiper fácil.

Deixe uma resposta

