Queijadinhas e Bolo de Milho


LEMBRANÇAS…MUDANÇAS…  E  UM  PEDIDO

Acho que como eu, muitas de voces já tiveram lembranças saudosas do tempo em que tinhamos filhos pequeninos e faziamos os pratinhos para levarem à festinha da escola.  A  escolha e a procura da melhor receita para que, a dos nossos filhos fossem as melhores e mais bonitas e sempre que possivel decorar com o tema da festa.   Era  sempre o  tadicional… meninas doces, meninos salgadinhos ou bebidas…
Os filhos mudam, o mundo muda.Tudo é uma constante mudança, tudo se transforma com      o tempo, nada permanece igual. O que fica são os bons momentos vividos e guardados na nossa lembrança.
Pois é o tempo passa, a vida continua…e os pratinhos de doces e salgados acabam…  Será isto verdade?
Eu pensava que sim!!!! mas eis que esta semana minha filhota Camilla me surpreende com um pedido inesperado!!!
–Mamãe, vai ter festa junina no meu trabalho, você me faz um pratinho de doces, como aqueles que você fazia quando eu era pequenina para levar,e dos quais tenho tanta saudade?
E, ai minha cabeça rodopiou…
Eu sentia  lembranças e saudades contrastando com lágrimas e risos desconectados com a mudança e a realidade.   Mas como..  saudade não tem cor, mas pode ter cheiro...eu fiz não um, mas dois dos pratos de  quando ela era pequenina e que  tanto gostava.
Afinal….. “A saudade é o passar e o repassar das memórias antigas.”  (MACHADO DE ASSIS)

QUEIJADINHAS  DE CÔCO

INGREDIENTES

4 ovos
1 lata de leite condensado
200ml de leite de côco ( pode ser de leite comum)
100 grs.de côco ralado
100 grs. de queijo ralado
1 colher de chá de fermento em pó

MODO DE PREPARO

No liquidificador bater os ovos, o leite condensado e o leite. Juntar o côco,o queijo ralado e o fermento.
Colocar esta mistura em forminhas de papel, dentro de forminhas de alumínio.  Se preferir pode fazer nas próprias forminhas untadas e polvilhadas.
Leve ao forno  pré aquecido por 30 minutos, ou até estarem douradas.

BOLO DE MILHO

INGREDIENTES

3 ovos
1 lata de milho verde
1/2 xicara de chá de óleo
1 1/2 xicara de chá de leite
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de fubá
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

COBERTURA

50 grs. de côco ralado
1/2 xicara de chá de açúcar
1/2  xicara de chá de leite

MODO DE PREPARO

Bater tudo no liquidificador.
Colocar numa forma untada e polvilhada e levar ao forno pré aquecido até  ao teste do palito.
Cobertura
Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo mexendo até secar quase todo o leite. Se quizer mais cobertura é só dobrar a receita.
Depois do bolo assado e ainda quente, jogar essa cobertura por cima.
Servir assim ou cortar em fatias ou em quadrados.
.x.x.x.x.x
Fazer estas receitas foi uma tarefa tão prazeirosa e reconfortante, como é sempre uma alegria e felicidade  atender um pedido de minha princesa.

Bom Apetite
Gina

9 comentários sobre “Queijadinhas e Bolo de Milho

  1. Oi Gina,
    “A saudade é o passar e o repassar das memórias antigas.“ (MACHADO DE ASSIS),
    Concordo a saudade são gratas lembranças de momentos de felicidade.
    As duas receitas são ótimas, igualmente lindas e deliciosas, mas o bolo de milho, hummm.
    Beijo,
    Vânia

  2. Olá Gina, não há dúvida que um pedido dos nossos filhos nos deixam sempre tão orgulhosas …independentemente da idade que eles tenham, é sempre um gosto enorme satisfazer um pedido deles, sei perfeitamente do que falas, pois os meus também já estão crescidos. “Saudade não tem cor, mas pode ter cheiro…”, estou inteiramente de acordo!
    Que lindas queijadinhas e bolinho, vê-se que foram feitas com muito amor, ingrediente principal para o sucesso de algo.
    Beijinhos grandes.

  3. Olá Gina:)

    Como te compreendo! Já lá vai o tempo em que fazia docinhos, e não só, para meu filhote levar para a escola. Que saudades não só desses miminhos como do meu menino dessa altura:)
    Que bolinhos deliciosos! Ficaram com uma cor linda. Dá vontade de tirar um pedacinho. Feitos com amor de mãe só poderia ser:)

    Beijinhos

  4. É tão bom recordar, e como negar um pedido para um filho? O meu é pequeno quando inventa algo, vou correndo fazer, ainda mais que ele come bem pouco. Quanto as receitas ficaram perfeitas, a queijadinha me fez lembrar da minha avó, ela adora esse doce, e o bolo de milho eu amo, vou levar comigo a receita.
    bjs

  5. Querida Gina,
    é bom demais satisfazer a vontade dos nossos filhos, o meu filho tem 19 anos,
    o tempo passa tão rápido,o meu bebê já é um rapaz, ficam as boas lembranças e
    a saudade.
    Realmente amiga, o que fica são os bons momentos vividos na nossa lembrança.
    Os seus filhos tem uma super mãe, é tão bom sentir este carinho, este aconchego, mãe é a melhor pessoa que existe, o tempo passa mas mãe é sempre mãe e não muda nunca, rsrs.
    Com certeza estas receitas deliciosas fizeram sucesso na festinha da Camila, cada receita melhor que a outra, a decoração ficou linda!

    Beijinhos, fica com as bençãos de Deus!
    Andréa ♥

  6. Gina, que texto lindo.
    Quase me emocionei, pois sei o quanto você é especial e adora caprichar num pedido.
    E pedidos envoltos em lembranças de criança são memórias de cheiros e sabores, viagens no tempo, que sempre podemos juntar à volta de nossa mesa.
    Adorei as queijadinhas e esse bolinho de milho lindo, com interior bem húmido.
    É bom sentir esse carinho dos filhos e você é uma mãe fabulosa.
    Um beijinho.

  7. Gina querida é verdade, as vezes me pego pensando e muito saudosa do tempo em que minha filha, hj uma mulher, era pequenina e que dependia tanto de mim, saudades da companhia dela, e como vc disse, saudades não tem cor, mas tem cheiro, e esse bolo ainda mais a pedido de um filho, com certeza saiu mais caprichoso do que nunca. Ficou lindo, gostei dos dois e fico imaginando o sabor dessas delicias. Adorei a decoraçao. Bjos um lindo final de semana pra vc e a Camilla

Deixe uma resposta

