FEIJOADA BRASILEIRA

FEIJOADA BRASILEIRA

 

Como tenho recebido alguns pedidos por e-mail, das nossas amigas mais jovens,que gostariam de fazer uma feijoada mais light e não muito complicada, eu resolvi postar enquanto ainda faz um pouquinho de frio, esta minha versão da feijoada.

A feijoada é um dos pratos mais famosos da culinária brasileira e que teve origem nos costumes dos escravos africanos.

Na época da escravidão, os senhores das fazendas de café, das minas de ouro e dos engenhos de açúcar não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, pés, etc e davam aos escravos esses “restos” dos porcos. Como a alimentação deles era baseada em cereais, como milho e feijão, resolveram juntar essas carnes à água do cozimento, surgindo assim a feijoada.

Embora, muitos historiadores gastronômicos, assegurem que a feijoada brasileira, foi trazida pelos senhores colonizadores e que ela é uma “degeneração” do Cozido à Portuguesa (Portugal) e do Cassoulet francês (França).

Como não vamos discutir as origens, mas sim saborear esta delícia, eu fiz a feijoada à minha moda, do jeitinho que o meu pessoal gosta.

Desta vez eu servi em mesas no jardim, porções individuais, e deixei o restante na bancada para os mais esfomeados…rsrs…

 

 

INGREDIENTES

Para umas 10 a 12 pessoas ( dependendo muito de quantas vezes vão repetir e se tem adolescentes no meio ah!ah!..)

200 g de carne seca bovina salgada ou defumada

200 g de costela de porco salgada ou defumada

200 g de lombo de porco defumado ou salgado

2 paios

1 linguiça portuguesa

1 quilo de feijão preto

2 cebolas picadas (para o tempero do feijão)

4 dentes de alho picados (para o tempero do feijão)

4 folhas de louro

2 laranjas cortadas ao meio (bem lavadas)

 

MODO DE PREPARO

Limpar bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e colocando-as de molho em água, deixar de um dia para o outro na geladeira, trocando a água pelo menos 2 vezes durante este período.

Escolha o feijão, lave-o e deixe de molho de um dia para o outro, de preferência.

Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nela está toda a gordura.

Coloque então na panela de pressão o feijão com a água de molho, as carnes aferventadas, o paio, a linguiça, 2 folhas de louro e as laranjas cortadas ao meio.

Após algum tempo, comece a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto.

Em uma frigideira, doure bem a cebola, o alho e as outras 2 folhas de louro em azeite previamente aquecido, coloque na panela do cozimento, retirando antes as metades das laranjas, que já cumpriram a sua missão de ajudar a cortar a gordura das carnes. Verifique o sal.

Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando.

Sirva com arroz branco e couve manteiga refogada no azeite e alho, laranja cortada em pedaços e  uma bela farofa de mandioca.

Ah! não esquecer do molho de feijão com pimenta que se faz assim:  Mistura-se um pouco do caldo do feijão (coado) com pimenta da preferência picadinha, azeite e salsinha.

E lógicamente servindo antes, a tradicional e deliciosa caipirinha de limão.

 

Bom Apetite

Gina

Anúncios

11 comentários sobre “FEIJOADA BRASILEIRA

  1. Hummmmmm….minha amiga, senti o sabor e o aroma aqui……hummmmm!
    Uma feijoada bem preparada assim é difícil de resistir, amo essa farofinha,
    tudo perfeito, e o melhor o tempo está fresquinho p/ saborear.

    Beijinhos, fica com Deus!

  2. Gina! Que feijoada deliciosa! Adoro e com este frio que se faz sentir em Portugal sabia bem um pratinho:) Adoro feijoada brasileira, portuguesa ou de qualquer país. Basta ter feijão, carne de porco e enchidos que adoro:)

    Beijinhos

  3. Olá amiga, que delicia essa feijoada, aqui as temperaturas estão a baixar, hoje por exemplo andaram pelos 20ºC e muita chuvinha, então essa comidinha seria muito bem vinda:) ah, também aceito a caipirinha, gosto muito!
    Beijinhos grandes:)

  4. Querida amiga,

    Que giro servir a feijoada assim, em doses individuais… não estou nada habituada a isso, geralmente é em tacho grandes, pois a feijoada rende imenso ! 🙂

    Adorei a sua, está com um aspecto delicioso, agora que o frio começa a chegar por aqui, apetece mesmo um prato assim tão lindo como o seu ficou !

    No meu emprego servem muito feijoada à brasileira, adoro !

    Beijinhos grandes 🙂

  5. Gina querida, feijoada é um classico né? Sou apaixonada por feijoada, e dessa forma que vc fez, bem levinha é do jeito que gosto. Aqui em casa não gostamos muito de pézinho, orelha e afins, Preferimos assim. Ficaram tão lindinhas individuais. Adorei. Com essa mudança de tempo, é um prato bem apetitoso. Beijinhos

  6. Olá GinaI
    Que feijoada caprichada. Eu aprendi quase dessa maneira, quando estive aí no Rio e quando regressei fiz um sucesso. Há a diferença dos ingredientes, mas se for bem apuradinha… é só por mais água no feijão….
    Um beijinho amiga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s