LOMBO E ACOMPANHAMENTOS

LOMBO E ACOMPANHAMENTOS

Saborosa , a “carne de porco” ainda sofre muitos preconceitos na mesa dos brasileiros. Nos últimos anos, ela fez dieta, ganhou novas formas de apresentação e agora é conhecida por um nome mais moderno e chique “ carne suína”.

Fora do Brasil, a aceitação dessa carne é comum, mas aqui ainda prevalece a ideia que ela contém muita gordura e não é nutritiva.

Embora eu não seja especialista no assunto, acho que ela não é tão vilã assim, pois a gordura está em todas as carnes, dependendo das partes que se consomem. Quando bem feita, retirando a capa de gordura externa e todas as demais arestas de gordura, a carne suína pode se equiparar  a outro tipo de carne e ser até mais saudável do que o frango com pele ou um pedaço de picanha.

Eu sei que é difícil aceitar…o preconceito vem desde criança…, mas porque não se informar mais a respeito e incluir de vez em quando um lombinho ou outra carne de porco mais magra na alimentação.

INGREDIENTES

1 lombo suíno limpo e sem gordura ( de 750 grs a 1 kilo)

1 cebola batida com 3 dentes de alho

Sal, pimenta, alecrim, tomilho, cebolinha e salsinha a gosto

Suco de 2 laranjas pera

1 taça de vinho branco seco

½ pimentão em rodelas

½ cebola em rodelas

Farofa de ovos e bananas

1 cebola picada

Sal, pimenta e orégano

3 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de manteiga

3 ovos

Azeitonas verdes fatiadas a gosto

Farinha de mandioca torrada que baste

2 bananas (prata ou nanica) em rodelas

Purê de Maçã

4 maçãs ( usei 2 verdes e 2 fuji ) descascadas e cortadas

1 embalagem individual de suco de maçã

Suco de ½ limão

Sal a gosto

1 anis estrelado

3 sementes de cardamomo

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de açúcar

1 pitada de canela

MODO DE PREPARO

Temperar o lombo com a cebola batida com o alho, os temperos a gosto, o suco, o vinho e deixar marinando de um dia para o outro ou pelo menos por 3 horas. Colocar numa assadeira as rodelas de pimentão e cebola por cima pôr o lombo com todos os temperos, cobrir com papel alumínio e levar ao forno, regando sempre até que esteja cozido. Depois tirar o papel e deixar dourar mais alguns minutos. Deixar esfriar um pouco e fatiar.

Coar o molho que sobrou na assadeira. Depois levá-lo numa panela ao fogo, com o creme de leite ou creme cheese, até incorporar tudo.  Jogar por cima do lombo ou servir em separado.

Farofa de ovos e bananas

Numa panela com manteiga e azeite dourar a cebola, pôr os temperos e acrescentar os ovos ligeiramente batidos. Deixar cozinhar mexendo. Acrescentar as azeitonas e a farinha de mandioca necessária. Por fim acrescentar as bananas fora do fogo. Salpicar salsinha picada se gostar.

Purê de Maçã

Colocar as maçãs numa panela cobertas com o suco de maçã e juntar o limão, o anis, o cardamomo, 1 colher de manteiga, uma pitada de sal e deixar cozinhar por uns 15 minutos ou até ficarem cozidas, se precisar acrescente um pouco mais de água ou suco. Deixar esfriar, retirar o cardamomo e o aniz e bater no liquidificador ou passar numa peneira.

Levar novamente ao fogo com 1 colher de manteiga, o açúcar e a pitada de canela a gosto.Deixar apurar até ficar no ponto de preferência.

 

Bom Apetite

Gina

7 comentários sobre “LOMBO E ACOMPANHAMENTOS

  1. Gina querida, que belo lombo minha amiga, eu particularmente não tenho qualquer preconceito com a carne suína, sabendo escolher uma boa peça, retirando a gordura maior, e preparando com temperos caseiros não tem como não ficar deliciosa e tão gostosa quanto outros tipos de carne. Aqui em casa todos somos fãs de carne suína, e concordo com vc, é uma carne magra, diferente do frango que possui tanta gordura. Adorei seu lombo, a farofa e o purê de maçã completaram essa belissima sugestão. Beijinhos

  2. Bom dia Gina,
    Concordo que a carne de porco sofre preconceitos e também que é deliciosa, esta refeição ficou perfeita, adorei tanto a porco como os acompanhamentos, ficaram deliciosos.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

  3. Oi Gina:)

    Eu adoro carne de porco, sem gordura porque gordura não aprecio em carne nenhuma. Que seria de mim sem carne de porco???
    Adorei o lombo e os acompanhamentos:) Delicioso!

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

  4. Querida Gina,
    se eu pudesse eu comeria carne de porco todos os dias é a minha carne
    predileta.
    O lombo e o filezinho suíno quase não tem gordura pois é uma carne seca
    e por isso são sempre bem vindas com um molho.
    A carne bovina é muito mais gordurosa e a gordura suína é mais fina não
    fica grudada nas artérias como a bovina.
    O seu lombo ficou maravilhoso, amei o purê de maçã com certeza farei
    p/ a minha ceia de final de ano, rsrs.

    Bom final de semana junto a sua família!
    bjs ♥

  5. Minha querida Gina,

    Não é só no Brasil que existe esse preconceito…
    Olhe que em Portugal também o há, aliás, conheço pessoas que simplesmente se recusam a comer carne de porco, que até é bem mais barata que as outras…

    Concordo consigo, tem muito a haver com a educação e também com as partes que se escolhem confeccionar… mas digo-lhe uma coisa amiga: eu não a dispenso, eu não viveria sem um bom presunto, sem o magnifico fiambre, sem os belos enchidos assados, cozidos ou até crus (alguns), enfim… a carne de porco, dito por especialistas de culinária, é a mais saborosa, há é que saber escolher e confeccionar.

    O seu lombo está com um aspecto magnifico e muito limpinho, adorei a tonalidade e o prato ficou fantástico !

    Beijinhos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s