COGUMELOS RECHEADOS

COGUMELOS RECHEADOS

Cogumelos são vegetais sem flores e sem clorofila, do qual existem várias espécies, e que preferem os lugares frios e úmidos. Na realidade eles pertecem à família dos Fungos.

A grande maioria dos cogumelos, possuem formato de guarda-chuva, isto inclui os cogumelos comestíveis, os medicinais, os alucinógenos e os venenosos mortais. Existem milhares de espécies de cogumelos e sobre eles existem muitas histórias e lendas populares.

São conhecidos desde a antiguidade: na Grécia os guerreiros achavam que teriam mais força se os comessem; os Romanos só os serviam em ocasiões especiais eram chamados “alimentos dos deuses”; os Egípcios achavam que eram um presente do deus Osíris; na China eram “o elixir da vida”; no México eram usados como terapêuticos e como alucinógenos.

Os cogumelos nascem e desaparecem de um dia para o outro, é um alimento muito rico em proteína e não são calóricos.

Com inúmeras formas e cores eles habitam o imaginário infantil, despertando medos ou encantamentos.

Acredito que um dos mais famosos cogumelos é o Toad do Super Mario que, aliás é realmente muito fofo, uma gracinha!

Assim como também é muito fofa e gostosa esta nossa receita, pelo menos foi a opinião dos daqui de casa.

 

INGREDIENTES

6 cogumelos portobello para rechear

2 cogumelos portobello cortados em fatias pequenas

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

Cebolinha picada, sal, pimenta, orégano a gosto

1 linguiça calabresa defumada cortada em pedacinhos pequenos

1 xícara de catupiry

Queijo ralado para polvilhar

 

MODO DE PREPARO

Lavar bem os cogumelos. Tirar dos 6 cogumelos os cabinhos, e com uma colher ou faca fazer uma cavidade sem furar. Picar os pedaçinhos tirados dos cogumelos e fatiar os outros 2 cogumelos.

Numa frigideira antiaderente, colocar os pedaçinhos de linguiça e deixar dourar um pouco. Desprezar a gordura que se formou e juntar a cebola e o alho picados. Juntar também os demais temperos e os pedaços e fatias dos cogumelos. Deixar apurar um pouco até secar bem, em seguida juntar o catupiry e deixar só um minuto para incorporar o creme.

Rechear os cogumelos, salpicar queijo ralado por cima e levar ao forno coberto com papel aluminio até dourar e os cogumelos amolecerem.  Servir quente.

 

Bom Apetite

Gina

13 comentários sobre “COGUMELOS RECHEADOS

  1. Olá minha querida,
    Antigamente eu não comia cogumelos minha mãe falava que eram venenosos,
    rsrs, depois que passei a conhecer os comestíveis, me apaixonei, são bons
    demais e fazem muito bem à saúde!
    E recheados assim é tudo de bom!

    Beijinhos, fica com Deus!

  2. Olá querida,
    por esta altura temos hábito de ir aos pinhais em caminhada apanhar um tipo específico de cogumelos que são maravilhosos, mas temos de ter muito cuidado, pois há uns bem parecidos e venenosos. Eu por vezes não arrisco! Mas meu pai conhece bem e apanha já há muitos anos.
    Já os de compra é sem receio, adoro assim recheados ficam tão bons, com o queijinho por cima gratinado. Delicioso por demais, não é?
    Um beijinho.

  3. Gina querida que delicioso esse prato. Adoro cogumelos, e com esse recheio imagino a delicia que ficou. Gostei tanto dessa receita. Aprovadissima, como tudo o que vc faz minha amiga. Beijinhos

  4. Olá minha querida, eu adoro cogumelos, por vezes também faço recheados com farinheira conheces? Deves conhecer com certeza:)
    Que prato tão sugestivo, é uma boa sugestão, precisamos de ideias!
    Um beijinho, espero que já te encontres completamente recuperada.

  5. Olá Gina:)
    Os portobello parecem estar uma delicia, mas o que me deixou mais saudades foi o queijinho catupiry. Quando aí estive no Rio, era o queijo que eu mais amava…
    Beijinhos e muita… saúde:)

  6. Gina querida, obrigada pelo carinho lá no meu cantinho, vim deixar votos de um lindo final de semana (apesar da chuva hehe) mas mesmo assim, lindo final de semana pra vc, a Camilla e sua familia. Beijinhos

  7. Minha querida,

    Adoro esses cogumelos recheados, é uma receita diferente mas que sempre cai tão bem para podermos variar os habituais menus !

    Cogumelos eu só compro nos supermercados, não os conheço bem e jamais arriscaria a ir aapanhá-los como muitas pessoas fazem, é preciso conhecê-los ou poderão até ser fatais, por isso é melhor não arriscar !🙂

    Gostei imenso dessa sugestão, amiga !

    Um beijinho bem grande

    Isabel

    Blog do Chocolate
    Brisa Maritima

  8. I like the valuable info you provide in your articles. I will bookmark your blog and check again here regularly. I am quite certain I’ll learn a lot of new stuff right here! Best of luck for the next! abeegfagcdbd

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s