DORIE ÀS SEXTAS – MUFFINS DE ABÓBORA

DORIE ÀS SEXTAS – MUFFINS DE ABÓBORA

 

Nem acredito, mas depois de algumas semanas fora dos desafios da Dorie às sextas, finalmente consegui participar deste.

Na verdade estava muito entusiasmada, pois eram muffins diferentes dos habituais que costumo fazer, e como adoro desafios e novidades, lá fui eu toda feliz para a cozinha.

A elaboração não foi difícil, aliás adorei as dicas da Ana Eliza do La Cucinetta, sobre o congelamento do purê de abóbora. Mas como estava dizendo uma vez a massa feita, lá foram os muffins para o forno.  Assim que os tirei, olhei-os e disse “Bem, bonitos e vistosos vocês não ficaram”!!!  Será que pelo menos vocês são gostosos e macios?

Meio desconfiada e muito ansiosa, lá fui eu provar ainda quente um deles…..    Então entendi tudo, eles não precisavam ser nem bonitos nem vistosos, pois eles eram muito mais que isso, eram deliciosos, com uma textura maravilhosa, um sabor marcante e suave ao mesmo tempo enfim, me fizeram ficar apaixonada por eles, tamanho o poder de sedução.

E agora… O que faço com este novo amor????  É lógico com o purê que sobrou faço mais muffins.

Ah! Eu fiz a receita na integra, só alterei as coberturas. Em alguns pus sementes de girassol em outros, nozes picadas e chocolate granulado e ainda em outros pedacinhos de abóbora com chocolate, ficaram todos muito bons.

Como eu fiz só 10 muffins em formas menores, ainda sobrou um pouco de massa no qual eu misturei chocolate granulado e cobri com nozes e mais chocolate, fazendo um Super Muffin ou melhor, um Muffin Tamanho Familia.

MUFFINS DE ABÓBORA

INGREDIENTES

2 xícaras de farinha de trigo branca, orgânica

2 colheres de fermento químico em pó

¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio

¼ de colher de chá de sal

¾ de colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de gengibre em pó

1/8 de colher de chá de noz moscada ralada na hora

1 pitada de pimenta da jamaica moida

120grs. (8 colheres de sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

½ xícara de chá de açúcar cristal orgânico

¼ xícara de chá de açúcar mascavo claro, orgânico

2 ovos grandes orgânicos, em temperatura ambiente

½ colher de chá de extrato de baunilha

¾ de xícara de chá de purê de abóbora sem tempero

¼ de xícara de chá de buttermilk ( ¼ de xíc.leite + 1 colherinha de vinagre)

½ xícara de chá de uvas passas( procure as mais gordinhas e úmidas)…….. (Não coloquei)

½ xícara de chá de nozes ou pecãs picadas ( Coloquei nozes)

Cerca de 1/3 xícara de chá de sementes de girassol cruas ( opcional)

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 205°C. Unte com manteiga ou forre com forminhas de papel ,uma forma de muffins de 12 cavidades ou 12 forminhas individuais.

Numa tijela misture a farinha, o fermento, o bicarbonato,o sal e todas as especiarias. Reserve.

Na tijela da batedeira, bata a manteiga por 1 minuto em velocidade média, até que fique cremosa. Junte os açúcares e bata por vários minutos até que a mistura esteja homogênea e clara.

Junte um ovo de cada vez, batendo por 1 minuto após cada adição, até que os ovos estejam bem incorporados. Junte a baunilha.

Diminua a velocidade e misture a abóbora e o buttermilk. Nesse momento, pode ser que a massa talhe, mas ignore e prossiga. Com a batedeira em velocidade baixa, junte os ingredientes secos, colocando-os de forma lenta e constante, bata apenas até incorporar a farinha. Para evitar bater demais você pode fazer isso com uma espátula, se preferir.

Junte as nozes e as passas. Divida a massa entre as formas de muffin e polvilhe com as sementes de girassol, se as estiver usando. Asse por 25 minutos, ou até que o palito saia seco. Retire do forno e deixe esfriar ainda nas formas por 10 minutos. Desenforme e deixe que esfriem sobre uma grade.

Ficam deliciosos ainda mornos, mas aguentam bem até ao dia seguinte, num pote hermético.

Podem ser congelados por até 2 meses e reaquecê-los em forno a 180° por alguns minutos, ou cortados ao meio e aquecidos numa torradeira, neste caso sem as forminhas de papel.

Bom Apetite

Gina

10 comentários sobre “DORIE ÀS SEXTAS – MUFFINS DE ABÓBORA

  1. Olá Gina🙂
    É tão bom quando uma receita nos seduz dessa maneira.
    Não tenho tido tempo de fazer nada para as Dories, pelo trabalho que está a ser muito e estou sozinha na clínica. Mas fico cheia de vontade de provar esses muffins.
    Ficaram lindos e deliciosos.
    Um beijinho amiga.

  2. Minha amiga linda,

    Digo-lhe já que não percebo porque diz que não ficaram lindos e vistosos… para mim estão excelentes em termos de aspecto, eu gostei imenso das suas fotos e acho que ficaram bem tentadores, por isso querida, nada de subestimar os seus lindos muffins !🙂

    Bela participação no Dories, desta vez vou passar !🙂

    Beijinhos

    Isabel

    Blog do Chocolate
    Brisa Maritima

  3. Querida Gina, não foi a toa que vc se apaixonou por esses muffins. Com eses ingredientes e a variedade de coberturas, até eu amiga. Adoro abóbora, o sabor e o aroma com certeza ficaram uma delicia. Bela participação. Beijinhos um lindo domingo pra todos

  4. Olá minha amiga, tudo bem?
    os teus muffins estão perfeitos, fico só imaginado o sabor com essa
    mistura de ingredientes, bela receita, amei!

    Que as bençãos de Deus esteja sempre em seu lar!
    bjs ♥

  5. Bom dia minha querida amiga, finalmente venho fazer-te uma visita e ver as novidades feitas pot aqui. Vejo que a temática gira em torno da abóbora, legume que eu adoro utilizar na minha cozinha.
    Adorei estes muffins tão lindos, por certo muito fofinhos e deliciosos.
    Vou ver lá em cima a tua compota:)
    Até já.

Deixe uma resposta

