BOLO DE BETERRABA COM CHOCOLATE

bolodebeterraba2

 

bolodebeterraba

 

BOLO DE BETERRABA COM CHOCOLATE

Sempre achei a cor vermelha da beterraba muito linda, afinal esta cor tem a ver com calor, emoção, paixão, mas ela até a pouco tempo atrás não era muito do meu agrado.

Mesmo sabendo de todas as suas qualidades nutricionais, foi só depois de uma anemia profunda, onde além dos remédios tive de ingerir muitos alimentos e legumes ditos bons para o sangue, entre eles a beterraba, que comecei a prestar mais atenção a esta raíz , desprezada por muitos e amada por outros, e conclui que com a beterraba a relação é de Amor ou Ódio.

A beterraba tem origem em tempos pré- históricos onde só as folhas eram consumidas, foram os romanos, que usaram pela primeira vez a raiz como alimento. As tribos que invadiram Roma disseminaram a beterraba pela Europa usando-a para alimentar os animais. Só mais tarde foi usada para a alimentação dos humanos (sec.XI).

Existem 3 tipos de beterrabas: A beterraba açucareira que é a branca; a beterraba forrageira que é para alimento animal e a beterraba roxa que é a consumida como alimento humano, desta última existem tantos derivados como: farinhas, corantes, pó, tinta, açúcar, polpa, conserva etc..que é impossível ficar imune aos seus dotes e encantos.

Agora o sabor doce e terroso, só aprecia mesmo quem a ama. Não é o que acontece aqui em casa, porém sempre existe para os que não a apreciam muito diversos meios de disfarçá-la, como no caso deste bolo. O que não pode acontecer é deixar de consumir este legume tão benéfico para a saúde.

Ah, e ela tem poucas calorias.

 

INGREDIENTES

1 beterraba grande

3 ovos

2 xícaras de chá de açúcar

2 xícaras de chá de farinha de trigo com fermento

½ xícara de chá de óleo

2 colheres de sopa de chocolate em pó

½ xícara de chá de flocos de chocolate Split 4M da Callebaut ou gotas de chocolate

 

Farofa crocante   (Opcional)

½ xícara de chá de açúcar mascavo

1 colher de sopa (cheia)de manteiga

½ xícara de chá de farinha de trigo

½ xícara de chá de amendoas em lascas

½ xícara de chá de chocolate em flocos ou gotas de chocolate

Misturar tudo, fazendo uma farofa.

 

MODO DE PREPARO

Descascar a beterraba e picar em pedacinhos. Bater no liquidificador com os ovos e o óleo por uns 4 minutos.

Numa tigela misturar a farinha, o açúcar e o chocolate. Em seguida juntar a mistura do liquidificador, mexendo até ficar bem incorporado. Juntar o chocolate em flocos ou em gotas e misturar suavemente.

Colocar a massa numa forma de furo central untada e polvilhada, e por cima cobrir com a farofa Levar ao forno para assar por cerca de 40 minutos ou até ao teste do palito.

Bom Apetite

 

Gina

 

9 comentários sobre “BOLO DE BETERRABA COM CHOCOLATE

  1. Minha amiga Gina, belissimo post o de hoje. Informacao muito util, que pela historia da beterraba quer pela informacao dos seus valores nutricionais.
    Eu nao pertenco a nenhum dos grupos que descreves; acho q estou pelo meio pois nao amo nem detesto. Como com agrado mas sem nenhuma obsecao.
    Tenho alguma ligacao as beterrabas mas so por causa do facto do meu primeiro trabalho para avaliacao na faculdade foi sobre o tema da beterraba sacarina ou acucareira tendo o temo sido escolhido por mim. Tive uma nota excelente por isso nunca mais me esqueci 🙂
    O bolo que connosco partilhas e, no minimo, excelente. Vou de certeza copiar, ou seja, roubar 😉
    Beijinhos minha querida amiga
    Maria

  2. Bom dia querida Gina,
    Nunca fiz essa combinação beterraba e chocolate, a cor resultante é linda o bolo de beterraba é saboroso e o de chocolate também, assim fico curiosa com o sabor da combinação, vou ter de preparar urgente.
    Beijo,
    Vânia

  3. Bom dia minha Amiga, 🙂

    Adorei a publicação tão esclarecedora de hoje sobre a beterraba, que por acaso é uma raíz de que gosto muito.

    No entanto, estou como a amiga Maria díz aí em cima, não a odeio mas também não a amo. Como quando me é ofertada, por vezes compro um frasquinho dela, mas de vez em quando. 🙂

    Achei muito interessante a junção do chocolate com a beterraba, penso que o bolinho deva ter ficado de facto uma delicia das grandes, pelo menos o aspecto dele é mesmo fantástico, querida.

    Um beijinho grande para Si

    Isabel
    http://www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

  4. Gina querida, eu amo beterraba, uma salada de beterraba pra mim me deixa muito feliz, porém nunca experimentei bolo com ela, é como a abobrinha, amo abobrinha mas nunca provei bolos com ela. Ficou lindo seu bolo com uma cor fantástica, e preciso me aventurar nesses bolos além “cenoura’, só faço esse como legume hehe
    Vou experimentar, me aguarde. Bjocas

  5. Olá Gina querida,
    eu adoro beterraba, a sua cor é perfeita em sopas e risottos, fica belíssimo.
    Há pouco tempo fiz um bolo com beterraba mas sem chocolate. Coloquei nozes e ficou bom! Mas o pessoal da casa não se enganou e sentiu o sabor tão próprio da beterraba.
    O seu bolo com chocolate ficou lindo demais! Com essa farofa boa em cima, com chocolate e amêndoa, só pode ser um pecado, mas saudável.
    Um beijinho com carinho.

  6. Querida Gina,
    a beterraba é sempre bem vinda aqui em casa, faz muito sucesso , rsrs.
    Amei a sua postagem, belas e ricas informações, vc arrasou com este
    bolo lindo e nutritivo!

    Tenha um fds repleto de bençãos junto a sua família!
    Beijinhos fica com Deus!

  7. oi minha linda tudo bem? parabens pelo bolo sabe ja me falaram dele do de chuchu e do abobrinha ..agrião kkk mas nunca fiz ..se vc diz que ficou bpom é uma que vou testar assim que puder …menina estou com uma lista enorme de receotas para testar e no natal vou aproveitar que faço varias né kkkkk
    bjokas esta de parabens

  8. Oi Gina:)

    Na minha Casinha só eu é que aprecio beterraba e talvez por isso compre tão poucas vezes. Talvez experimentando em bolo consiga enganar meus formigos:)
    Gostei muito do aspecto do bolo e acredito que seja delicioso:)

    Boa semana!
    Beijinhos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s