DOCINHOS OLHO DE SOGRA

Docinho-Olho-de-Sogra

DOCINHOS OLHO DE SOGRA

Sempre tive curiosidade de saber qual seria a origem do nome deste doce, tão comum em festinhas infantis. Acabei descobrindo nessa pesquisa algumas histórias e muitas piadas relacionadas com a origem deste doce.

Antigamente o doce olho de sogra era conhecido como olho de cobra. Dizem que a origem vem dos doces portugueses. Inicialmente era feito sem a ameixa por cima.

Diziam que a futura sogra tinha a tarefa de vigiar a filha ou seja os namorados ou noivos nunca podiam ficar sozinhos, daí vem o nome: aquela que vigia com grandes olhos de lince todos os movimentos dos pretendentes.

Dizem também que se originou por um erro na receita de beijinho, pois havia uma sogra que estava ensinando a nora a cozinhar a pedido do filho, então um dia na festa de aniversário do filho a sogra sempre de olho na nora, fez de propósito ela errar a receita, misturando ameixas ao doce de coco. Esta percebendo a intenção da sogra colocou pedaços de ameixas por cima para enfeitar o doce. Quando perguntada sobre o novo doce, ela respondia: “Esse doce foi feito pelo olho de minha sogra”, daí uma possível origem do nome do doce.

Na realidade ninguém tem certeza de como essa ideia de sogra não ser bem vista começou, mas segundo a mitologia grega até Afrodite, a deusa do amor, foi uma sogra, não muito querida, pois enciumada com o amor de Éros seu filho pela Psiqué ela não tirava os olhos dela, fazendo tudo para separar os dois.

Bem, mesmo com todas as histórias de maldades dessas sogras e de tantas outras, e muito embora tenhamos que conviver com essa guerra tão inglória de sogras & noras, uma coisa acredito que ambas concordem: É que este docinho “Olho de Sogra” é muito gostoso!

A propósito vocês concordam com a má fama das sogras?

 

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado

1 pacote de coco ralado seco (100 grs.)

2 colheres de sopa de manteiga

500 grs. de ameixas pretas sem caroços  (usei só 250 grs.)

2 gemas

Coco ralado para passar nos docinhos

MODO DE PREPARO

Se as ameixas forem secas tem de hidratar, levando ao fogo com água por alguns minutinhos. As minhas já vinham macias. Tirar o caroço se tiverem e cortá-las ao meio. Reservar.

Numa panela juntar o leite condensado o coco, a manteiga e as gemas. Levar ao fogo baixo, mexendo sempre sem parar até desgrudar do fundo da panela.

Colocar num prato untado com manteiga e deixar esfriar. Fazer bolinhas, passar no coco ralado e rechear as ameixas.

Se quiser em vez de passar no coco, pode passar no açúcar cristal.

Bom Apetite

Gina

 

NÃO ESQUEÇAM DO CONCURSO DO CAFÉ PELÉ, PARTICIPEM AQUÍ

 

12 comentários sobre “DOCINHOS OLHO DE SOGRA

  1. Querida Gina,
    ainda bem que mudou o nome olho de cobra é feio demais, rsrs.
    Este é um dos doces que mais gosto, os seus ficaram lindos feliz
    de quem os saboreou, hummmmm…..delícia!

    Beijinhos, fica com Deus!

  2. Querida Gina, adoro esse docinho, mesmo por que ameixa e coco combinam, perfeitamente, mas coitadinhas das sogras né? Todo mundo esquece que sogra tbém é mãe? hehe. Adorei saber um pouco mais sobre a história, eita sogrinha ruim aquela que colocou ameixa no doce da pobre nora, mal sabia ela o sucesso que ela ia fazer hehe. Ficaram lindos seus docinhos. Adorei. Bjocas

  3. Olá Gina!!
    Por cá sogra também tem conotação um pouco negativa, não percebo bem o porquê. Coitadas das sogras!!! A minha é super querida.
    E esse docinho, tem um nome como tantos outros que por vezes não entendemos ou resultam de tradições antigas. Deve ser delicioso, ameixa e côco, já me imagino e até me salivo com o pensamento guloso.
    Mas gostei, e adorei ler a história por trás.
    Um beijinho.

  4. Querida Gina
    Não conhecia essa história:) Sogra é sogra e as italianas são famosa – abafa o caso – hehehe!
    Olho de sogra é um dos meus docinhos preferidos!
    Excelente receita e post.
    Te desejo um lindo fim de semana.
    Bjim
    Léia

  5. Minha linda, boa noite…🙂

    Esses doces parecem ser super deliciosos, pela combinação de ingredientes que levam, pelo menos ficaram fantásticos e muito apetecíveis !🙂

    Amiga, a minha sogra é uma boa pessoas, não tenho razão de queixa dela… penso que todos temos a nossa personalidade e nem sempre combinamos bem com a das sogras, mas pode também acontecer com a dos irmãos ou cunhadas, não é ? Por isso penso que é mesmo um estigma que as coitadas das sogras têm que carregar com elas e nem sempre é justo ! :.)

    Adorei conhecer a história que está por detrás desses lindos docinhos, querida, são sempre super interessantes de se conhecer !

    Beijinhos grandes, bom resto de Domingo

    Isabel
    http://www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

  6. Oi Gina:)

    Desse olho de sogra eu gosto! Adoro côco e ameixas e por isso vou levar dois olhinhos:)
    Aqui há um doce feito de casquinho de gelado (não sei o nome) que se chama língua da sogra. É bom!
    Boa semana!
    Beijinhos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s