SIRI CREMOSO COM BATATAS

P1040338

escondidinho_siri

SIRI CREMOSO COM BATATAS

Sempre que faço alguma receita com a carne de siri, me vem a mente primeiramente as maravilhosas receitas do nordeste, depois a imagem do siri e logo em seguida a expressão idiomática inglesa Mum’s the Word que significa “não conte pra ninguém “ Bico calado ou Boca de siri.  É que eu tinha um professor de Inglês, que repetia constantemente essa expressão em aula tentando manter os alunos calados.

Isto porque em Inglês antigo, para pedir silêncio costumava-se fazer um som com os lábios “mmm” igual ao nosso shshsh silêncio, então o mum’s vem desse zumbido feito com a boca fechada.

De tanto ouvir essa expresssão fui pesquisar a respeito desta espécie de crustáceo e aprendi lendo um livro O Bode Expiatório: Origem de Palavras, Expressões e Ditados Populares de Ari Riboldi, que a expressão deve-se à anatomia do siri que tem uma boca muito pequena, difícil até de se ver a olho nu. E ao prender uma presa na boca com as garras, o siri não a solta mais nem mesmo depois de morto.

Daí vem a expressão “Boca de Siri” que significa fechar a boca, ficar calado.

Mas eu não vou fazer Boca de Siri, ao contrário vou contar como é deliciosa esta receita e como deve ser feita, para que todos possam se deliciar com esta iguaria.

 

INGREDIENTES

½ quilo de carne de siri desfiada, limpa e bem espremida

1 cebola processada com 2 dentes de alho

2 tomates sem pele e sem sementes picados finos

1 vidro de leite de coco

Sal, orégano, pimenta e salsinha picada a gosto

1 colher de chá de gengibre em pó

Azeite de oliva

2 gemas

Miolo de 1 pãozinho amolecido em leite e espremido

4 a 6 batatas dependendo do tamanho

2 colheres de sopa de manteiga

Queijo ralado a gosto

1 gema para pincelar

MODO DE PREPARO

Cozinhar as batatas descascadas em água e sal. Passar no espremedor e acrescentar a manteiga misturando bem. Reservar.

Em uma panela com azeite, dourar a cebola com o alho. Juntar o siri e refogar um pouco, acrescentar os tomates, o gengibre e os temperos a gosto. Refogar um pouco e acrescentar o leite de coco ( se ficar muito grosso pode pôr um pouco de leite comum) e deixar cozinhar até quase secar. Juntar o miolo de pão e tirar do fogo acrescentando as gemas e misturando bem. Levar de novo ao fogo e deixar apurar uns segundos, sem secar completamente.

Untar uma forma ou ramequins individuais com manteiga, colocar uma camada do preparado de siri, salpicar queijo ralado à vontade e cobrir com a massa de batatas, alisando bem. Pincelar com a gema e levar ao forno até dourar.

Se não quiserem usar o de leite de coco, podem substituir por leite comum ou creme de leite fresco.

Bom Apetite

Gina

16 comentários sobre “SIRI CREMOSO COM BATATAS

  1. Gina, what a wonderful dish! I love the top photo…so gourmet and delicious looking! Both layers sound just scrumptious🙂 Enjoy the rest of your week, my friend!

  2. Olá querida amiga, antes de mais deixo-te aqui os meus sinceros votos de um excelente ano 2013, para ti e para os teus:)
    Mais uma descoberta que acabei de fazer aqui com a tua receita, não conhecia esse tipo de carne, adorei o aspecto delicioso com que facaram os teus ramekins🙂
    Um grande abraço🙂

  3. Boa tarde minha querida, tudo bem?
    Eu não vou fazer boca de siri, eu vou abir a minha boca e me deliciar com a sua receita, rsrs.
    Sua receita ficou chique demais, que delícia!

    Beijinhos, fica com Deus!

  4. Olá minha querida!
    Adoro esses pratos de conforto, do forno, que nos satisfazem🙂
    Engraçada a expressão boca de siri, não conhecia, mesmo tendo visto tanta novela e filme brasileiro!
    Gostei das fotos, apetitosas!
    Um beijinho querida.

  5. Amiga querida, que bom que gostou da salada, realmente fez muito sucesso em um churrasco que fiz para uns amigos… esse siri está de comer com olhos, esse douradinho está de matar…
    Beijinhos, bom final de semana

  6. Amiga, eu não como carne de siri, mas confesso que vendo as fotos já estou quase mudando de opinião.

    Receitinha parece + que deliciosa…

    Gina, tem um sorteio MOCOCA lá no blog, já se inscreveu?

    Amiga, desejo p/vc , p/ Camila e restante da família , um FDS muito abençoado e maravilhoso.

    Ah!
    Só p/ constar, eu não gosto de abobrinha, mas gostei muito das panquecas kkkkkk

    BJSSSSSSSSSSSSSSSSS.

  7. Que sugestão deliciosa de preparo com carne de siri! A propósito, parabéns pelo blog! Conheci-o hoje e já me cadastrei para receber as novidades por e-mail. Tudo de bom gosto! Beijos, Paula

  8. Gina querida ainda bem que vc não fez boca de siri mesmo, esse prato está de se comer de joelhos e chorar por mais. Adoro siri, e amei essa receita, ficou linda e com toda certeza deliciosa demais. Levo a receita amiga. Obrigada.
    Gina queria te avisar que fiz um post hoje sobre literatura e indiquei seu blog, quero que vc sinta-se a vontade em aceitar ou não, pois sei que nossa vida é muito corrida e vou entender ta? Bjos ótimo final de semana amiga

  9. Adoro Siri e era sempre a minha entrada favorita num restaurante brasileiro que frequentei numa época da minha vida. Tenho pena de não ser comum cá em Portugal para poder fazer este teu delicioso petisco. A expressão “boquinha de siri” já a conhecia e gosto imenso aplicando-a por vezes.
    Beijinhos minha amiga para ti e para toda a família.
    Maria

  10. Grato pela citação de meu livro O Bode Expiatório, que trata da origem de expressões com nomes de animais, como “boca de siri”, para dizer que alguém deve guardar segredo. Sobre o mesmo tema, publiquei O Bode Expiatório 2, dada a quantidade de expressões com nome de bichos. Eu sempre explico por que o nome do animal foi parar na expressão ou ditado. Po exemplo, fazer uma vaquinha: explico o motivo de se usar o nome da vaca para designar o raterio de dinheiro. É fruto de uma pesquisa séria e ampla que me deu até o convite para entrevista ao progrmam Jô Soares, da TV Globo, onde inclusive hipnotizei uma galinha na frente dele e sua plateia. No youtube,, pelo meu nome, podem ser vistos 2 vídeos com partes dessa entrevista ao Jô. Um grande abraço. Prof. Ari Riboldi, de Porto Alegre

Deixe uma resposta

