Arroz-doce brûlée

arrozdoce

Sabendo que eu gosto de saber o significado das palavras e das expressões, uma amiga me presenteou com um livro que é muito interessante De Onde Vêm as Palavras, de Deonisio da Silva, um escritor e professor universitário, onde o autor explica a origem de várias palavras e expressões, algumas com explicações muito engraçadas.

Selecionei algumas relacionadas com o Universo Culinário, que partilho com vocês:

Descascar um abacaxi………………………. ..   Resolver um problema

Puxar brasa para a minha sardinha………..  Se promover, se favorecer

Pão,pão, Queijo,queijo………………………….  Elas por elas

Fulano é carne de pescoço……………………..  Fulano é difícil

É o cão chupando manga………………………..  É feio de doer

É de comer rezando……………………………….  É uma delicia

Fulana se acha a rainha da cocada preta……  Fulana se acha a Boa

Vai plantar batatas……………………………………  Não enche, não me amole

Comer o pão que o Diabo amassou…………….   Passar por situação difícil, sofrimento

Arroz de Festa………………………………………… São chamadas as pessoas que não perdem uma festa mesmo sem ser convidadas. Vem de uma antiga tradição portuguesa. Antigamente nas festas tradicionais das famílias havia sempre uma sobremesa feita com arroz, leite, açúcar (tipo arroz doce) e que era conhecida na época como “arroz de festa”.

Então para dar credibilidade e continuidade a essa tradição e para não perder nenhuma festa deixo aqui a receita de um arroz doce não exatamente como o tradicional, mas que podemos batizá-lo de “Arroz de Festa”.

Receita de arroz-doce brûlée para duas pessoas ( ideal para quando bate aquela vontade de comer doce mais não queremos uma quantidade grande)

INGREDIENTES

½ xícara de chá de arroz

2 e 1/2 xícaras de chá de água

½ xícara de chá de leite

1 xícara de chá de açúcar

Casca de um limão

Canela, aniz, cravinhos e cardamomo a gosto

Para o brûlée :

Açúcar cristal ou refinado a gosto

Maçarico ou colher para queimar

MODO DE PREPARO

Cozinhar o arroz com água até ficar na textura desejada. Acrescentar o leite, a casca do limão e as especiarias. Colocar depois o açúcar e deixar apurar até ficar cremoso.

Colocar em taças ou potinhos e polvilhar o açúcar. Queimar com o maçarico ou caso não tenha esquentar a parte de trás de uma colher na chama do fogão e queimar o açúcar.

Bom Apetite

Gina

12 comentários sobre “Arroz-doce brûlée

  1. Olá minha querida tudo bem?
    Essa receita é ótima para esses dias frios, que por aqui os dias
    foram de chuva e frio, hoje a chuva deu uma trégua, mas tá bom
    demais!
    Gostei muito do seu texto, bom ficar por dentro dos significados, rsrs.
    Bela receita, adorei!

    Beijão, fica com Deus!

  2. Querida Gina,

    Apetecia-me uma tacinha linda dessas…
    Pois é… vou mesmo ter que ficar aqui a olhar para o écran para essa delicia que preparou ! Excelente aspecto, minha amiga !🙂
    Algumas das expressões eu já conhecia, mas outras não… não conhecia a do “arroz de festa”… lá está, sempre a aprender !🙂

    Beijinhos grandes para Si

  3. Gina minha querida amiga, adorei as expressões relacionadas com a culinária, muito engraçadas, eu conhecia a maioria, muito se falava assim em casa, deve ser ótimo esse livro e bem interessante. Quanto ao seu arroz doce, eu amo essa sobremesa, e feita em brûlée para mim é novidade e só pode ter ficado de “se comer rezando” e pra completar. “De se comer rezando e chorar por mais”” kkkkk
    Amei. Beijinhos amiga, uma linda semana

  4. Querida Gina,
    adorei essas expressões, algumas usadas também por cá.
    Achei piada o cão chupando manga, rsrs.
    E em festa não pode faltar nunca um belo arroz doce🙂 Eu amo muito!
    E adorei assim brulée. Quero fazer um dia, o melhor de dois mundos numa só sobremesa, fico já salivando amiga.
    Um beijinho com carinho.

  5. Gina, doce amiga ,
    Quando fizeres novamente este arroz, juro que vou ser “Arroz de festa” em tua casa e vou “comer rezando”. Que delicia das delícias!
    Um beijinho minha querida. Espero que estejas a recuperar.
    Maria

Deixe uma resposta

