UMA TRISTE CONSTATAÇÃO – DISPERDICIO E RECICLAGEM

Compota-de-maçãs

UMA TRISTE CONSTATAÇÃO -DISPERDICIO E RECICLAGEM

Hoje pela manhã, enquanto eu fazia uma caminhada, ví uma cena que me incomodou muito. Numa lixeira de rua (tipo caçamba), alguns indigentes (mendigos) buscavam avidamente por restos ou coisas que pudessem utilizar. E com surpresa, ví pegarem um saco com caixas e vidros de remédios, possivelmente vencidos que alguém descartou e inacreditável uma das crianças se lambuzava com um liquido que deduzi ser doce (xarope).

Fiquei pensando!!!!!! embora a reciclagem esteja na moda e cada dia mais cresça a consciência da importância dela, as pessoas ainda não lembram ou estão instruídas que os medicamentos vencidos ou inutilizados não devem ir parar nas pias, vasos sanitários ou lixo comum e sim para  locais próprios que os recebem para descarte. Ver essas pessoas brigando por remédios descartados foi uma visão muito triste da miséria humana, mas mais triste ainda é ver que pessoas instruídas e de posse não se preocupam com o destino dos seus restos, que de uma maneira ou outra irá retornar de alguma forma para os seus descendentes.

Aqui em São Paulo tem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou as Drogarias de maior porte, que como um lugar para pilhas ou baterias, também têm um lugar para descarte de remédios.Acredito que em outros lugares também terá sempre uma boa Farmácia, um Posto de Saúde ou um Hospital que receberá esses medicamentos.

Jogar fora medicamentos vencidos na pia ou lixo comum pode causar graves problemas de contaminação no solo, no meio ambiente, nos animais além de trazer riscos para as pessoas que por acidente venham a reutilizá-los.

E para continuar dentro desta linha do não desperdício e para adoçar as tristezas da vida, nada como um docinho como a Compota de Maçãs, que também pode ser feita para reaproveitar maçãs que estejam sobrando na fruteira.

 

COMPOTA DE MAÇÃS

INGREDIENTES

5 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos pequenos

2 xícaras de chá de açúcar

1 xícara de chá de água

2 pauzinhos de canela

3 sementes de cardamomo

3 estrelinhas de anis

3 cravos

 

MODO DE PREPARO

 

Enquanto se corta todas as maçãs deixá-las na água com gotas de limão para não escurecer.

Fazer um caramelo com o açúcar, cuidado para não deixar muito escuro para não amargar. Colocar a água, a canela, o cardamomo ,os cravinhos e o anis. Em seguida as maçãs e deixar em fogo baixo até cozinhar bem as maçãs e ficarem transparentes.

Depois deixar esfriar um pouco e bater metade das maçãs no liquidificador com um pouquinho de água ou calda se tiver muita. Juntar com as demais maçãs e levar de novo ao fogo, mexendo até desgrudar do fundo da panela ou ao ponto que gostar.

Esta compota é um misto de geleia com pedacinhos de maçã em calda.

Fica deliciosa, tanto em recheios como para comer com queijo, torradas etc…

 

Aqui em casa sempre a coloco na compoteira e quando vou pegá-la para fazer uma receita, cadê ela?  Sumiu!!!!!!

 

Bom Apetite

Gina

11 comentários sobre “UMA TRISTE CONSTATAÇÃO – DISPERDICIO E RECICLAGEM

  1. Olá amiguinha, gostei muito desta tua compota. Cá em casa só comemos compotas made in Maria, pois são muito mais saborosas e saudáveis, sem os aditivos que vemos nas industriais.
    Quanto ao facto das pessoas se descartarem dos medicamentos pondo-os no lixo, bem, nem me apetece comentar😦
    Beijinhos minha querida e bom fim de semana.
    Maria

  2. Gina querida é lamentável o que vc presenciou, isso dá uma idéia do quanto a miséria em nosso país é triste. É uma vergonhosa relidade. Diante dessa situação tão precária e vergonhosa para um País como o Brasil, eu me vejo pensando quando isso vai ter um final. Lamentável amiga. Quanto aso remédios vencidos aqui em casa, sempre entrego em postos de coleta espalhados pelas redondezas.
    Gina amei sua compota, gosto muito de maçãs e o aroma que ela exala. Ficou linda sua compota. Queria também te dizer que tem um selinho pra vc no meu blog. mas se não puder ou não quiser por favor, fique a vontade ta? Beijinhos um ótimo final de semana

  3. Querida Gina,
    é de lamentar o que presenciou. Por cá a maioria dos meus clientes se tem algum medicamento que já não usa ou fora de validade, traz para a clínica e eu dou o devido fim. Mas muitas pessoas guardam e usam sem receita médica e deitam fora.
    Adorei sua compota, adoro compota de maçã com especiarias, fica deliciosa.
    Um beijinho querida.

  4. Your apple jam sounds just delicious!!! Gosh, I’d be unnerved by seeing discarded medication being taken from the refuse…how I wish folks would be more considerate about what they toss…as well as wishing we could end poverty. xo

  5. Olá minha amiga!
    Lamentável mesmo, todos os dias na minha caminhada vejo esse tipo de
    cena é terrível mesmo, e o pior que eles usam os medicamentos.
    Sua compota tem gostinho de quero mais, hummmmm! Adorei!

    Beijos, fica com Deus!

  6. Bom dia Amiga Gina, li o teu post com muita atenção, e confesso que também me deixou indignada a história tão triste que nos acabas de contar. É urgente sensibilizar as pessoas para a necessidade de reciclagem dos medicamentos, até por uma questão de meio ambiente também, mas como tantas outras necessidades, as boas práticas de cidadania demoram sempre um pouco a acontecer, tem que haver muitas campanhas, muita comunicação, informação…
    Delicia a tua compota, também adoro juntar especiarias às compotas, ficam encantadoras;)
    Um beijoãooooooo amiga🙂

  7. Querida Gina,

    Nâo há palavras para adjectivar atitudes assim, de facto !
    Estamos no século XXI e ainda há pessoas que se comportam e tomam atitudes como se na idade medieval vivessem…
    Enfim… infelizmente acabam por pagar outros inocentes, pessoas, animais ou mesmo a natureza…

    Tenho sempre o cuidado de levar os medicamentos fora de prazo para as farmácias, faz-me impressão metê-los no lixo !

    Amiga, adorei a sua compota, de cor lindíssima e de sabores que tanto me satisfazem… seria uma delicia poder degustá-la numa tosta pela manhã !🙂

    Beijinhos grandes para Si !

  8. oi minha linda tudo bem vc disse tudo a vergonha de nosso pais que é tão rico é verrgonhosa …eu aqui aproveito tudo e vc fizeste muito bem amei a receita e vou levando comigo desconhecia ela nbjão grandes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s