Bolo de Alfarroba

A CURIOSIDADE MATOU O GATO

Este é um ditado popular, que eu nunca entendi muito, mas pesquisando encontrei que teve origem na Europa, na época da “caça as bruxas”, quando os gatos especialmente os pretos eram associados a elas e traziam má sorte. Então eram preparadas armadilhas e os felinos, devido a sua curiosidade, acabavam sempre caindo nas armadilhas levando-os a morte.

Porém segundo Albert Einstein, “ A curiosidade é mais importante que o conhecimento”.

Agora a curiosidade serve mesmo é para aprender mais, buscar novos conhecimentos, e com o novo fazer a diferença. Ela faz parte do ser humano e isso faz com que ele explore o Universo à procura de novas informações, afinal ela possibilita ir atrás das novidades. E o novo é sempre estimulante.

Tudo isto sobre a curiosidade, para dizer que ela tomou conta de mim tão logo comecei a ver deliciosas receitas feitas com farinha de alfarroba, o que seria esse ingrediente que tem cor de chocolate, sabor de chocolate, aparência de chocolate, mas não é chocolate!

Ainda mais usada essa farinha em receitas tão deliciosas, como as que a nossa querida Ginja do Ananás e Hortelã nos presenteia e como a nossa querida amiga Maria do Oficina das Papitas nos mostra com seus Fofinhos de Alfarroba.

Pois é embora digam que a curiosidade matou o gato, neste caso a curiosidade me levou a esta delicia de receita, só que em vez dos fofinhos virou um bolo fofão.

E acreditem tem cara de chocolate, sabor de chocolate e ainda é melhor que chocolate, pois é isenta de lactose, glúten e açúcar, além de nutritiva.

Obrigada Amigas por despertar em mim mais essa curiosidade!!!

E não esqueçam “Curiosidade é o pavio na vela da aprendizagem” – William Arthur Ward

boloalfarroba

boloalfarrobapedaço

BOLO DE ALFARROBA

INGREDIENTES

120 grs. de manteiga

75 grs. de farinha de alfarroba

3 ovos

180 grs. de açúcar mascavo claro

1 pintada de sal

½ colher de chá de essência de baunilha

65 grs. de farinha de trigo

½ colher de chá de fermento em pó.

MODO DE PREPARO

Derreter a manteiga no micro-ondas ou em banho Maria, misturar em seguida a farinha de alfarroba.

Na batedeira pôr os ovos, o açúcar, o sal e a baunilha e bater até formar um creme leve e espumoso. Adicionar a manteiga com a alfarroba e misturar levemente até a massa ficar homogênea. Por fim juntar a farinha e o fermento peneirados sem bater.

Colocar a massa em forma untada e polvilhada ( eu polvilhei com a farinha de alfarroba) e levar ao forno pré aquecido a 180° por cerca de 20 minutos ou até ao teste do palito ( ele deve ficar um pouco mais úmido no centro).

Retirar do forno e deixar esfriar uns 5 minutos, em seguida desenformar.

Opcional: Para quem gostar, pode misturar glaçúcar, leite e chocolate amargo em quantidades a gosto e jogar por cima do bolo.

Bom Apetite

Gina

12 comentários sobre “Bolo de Alfarroba

  1. Boa tarde querida Gina!
    Eu tenho curiosidade de provar essa farinha, pena que não a encontro
    por aqui. Outro dia comprei farinha de uva, mas ainda não fiz nenhuma receita estou pensando em fazer um bolo, tbm.
    O seu bolo ficou com uma cor linda parece de chocolate, rsrs, adoro
    novidades na cozinha!

    Tenha uma semana super abençoada!
    Beijos

  2. Oi Gina,
    Eu adoro a alfarroba que aqui na Italia é chamada de carruba. Substitui perfeitamente o chocolate principalmente para quem tem alergia como a minha mãe. Quando eu experimentei a alfarroba pela primeira vez não acreditei que era tão gostoso. Veja no meu blog a receita dos muffins de alfarroba, além de serem light são diet.
    Beijos.

  3. oi ,minha linda tudo bem sabe que aqui em casa gabriel , e minha mãe são intolerantes a cacau e esta alfarroba é ótima para eels eu comprei mas ianda não usei ..vou testar sua receita bj~çao doces linda boa semana abençoada

  4. Querida amiga, é tão lisonjeiro vermos o nome nome num blog com tanta qualidade como o teu que fico feliz para o resto do dia. O teu bolo ficou maravilhoso e, como lhe conheço bem o sabor, comia agorinha mesmo umas 2 fatias seguidas.
    Beijinhos minha querida amiga.
    Maria

  5. Gina, querida amiga,
    como é bom ajudar a despertar a curiosidade nos outros de um determinado ingrediente até aí desconhecido.
    Fico muito feliz por teres experimentado a alfarroba e logo num bolo que ficou lindo demais!! Apetece ir já para a cozinha fazer🙂
    Eu adoro alfarroba, em bolos e biscoitos, até em pão. E é tão deliciosa.
    Ficou muito fofo (um fofão!) o seu bolo, adorei.
    E muito obrigado pelo carinho. Beijinhos.

  6. Querida,

    Hoje lembrei-me de Si !🙂

    Fui ao Pingo Doce (hipermercado) comprar uns biscoitos de alfarroba e só pensava, ainda não fui comentar o bolinho da Gina ! :)))

    Porque eu já o tinha visto ontem, mas só hoje vim deixar comentário…

    O bolo está LINDO, amiga !
    Parece efectivamente de chocolate e tem um aspecto rústico maravilhoso !
    O aspecto é tentador e maravilhos, adorei !🙂

    Tenho ali farinha de alfarroba, também quero fazer qualquer coisa com ela, ou umas bolachas, ou um bolinho, vamos ver ! :)))
    Estou com curiosidade para ver o que vai a mini-chocólatra dizer ! eheheh
    Vai achar que é chocolate, e não é !

    Beijinhos grandes, espero que esteja tudo bem consigo e com o Marcelo !🙂

    Isabel
    http://www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

  7. Oi Gina:)

    Também peço desculpa pela ausência aqui no blog mas já deves saber que a minha vida é bué de complicada:)):)

    Por acaso já experimentei bolo de alfarroba e gostei mas não voltei a fazer porque a farinha de alfarroba só tem um senão – o prazo de validade é reduzido e isso faria com que tivesse de andar a fazer sempre doces:)

    Gostei muito do teu bolo que parece em tudo ao bolo de chocolate. Oh delícia!

    Beijinhos e boa semana:)

  8. Gina querida amiga, tive o prazer de provar a alfarroba pela primeira vez o ano passado, ela lembra mesmo o chocolate, acho que até a cor é mais bonita. Seu bolo ficou um bolaço hein! Que lindo Gina! E essa cobertura fechou com chave de ouro. Amei. Bjocas

Deixe uma resposta

