PESSACH – PÁSCOA JUDAICA

Compota-de-Frutas

 

Bolo-de-Fécula-de-Batata

PESSACH – PÁSCOA JUDAICA

Embora hoje, seja um pouco mais longo o nosso post, acredito que muitas pessoas como eu, gostariam de saber um pouco mais sobre outras culturas.

Vinda de família católica e celebrando sempre a Páscoa cristã, nunca tinha tido conhecimento da história do Pessach (páscoa judaica) até que me casei com um descendente de origem judaica.

Foi então, que com a sabedoria do conhecimento e a paciência de meu sogro Israel, eu mergulhei na belíssima história do Pessach e seus simbolismos, que tentarei resumir aqui.

Neste ano, ele terá início na noite do dia 25 de março e se encerrará na noite de 2 de Abril, dura oito dias.

A festa do Pessach (passagem) comemora a saída do povo judeu do Egito no qual eram escravos. Quando o faraó decretou a liberdade dos judeus, eles saíram tão apressados com medo que a ordem fosse revogada, que juntaram tudo o que podiam e partiram não dando tempo para fermentar a massa do pão que acabou virando um tipo de bolacha achatada (Matzá).

Essa festa é também para lembrar e perpetuar a história para que todas as gerações futuras se lembrem desse episódio e entendam melhor o valor da liberdade.

Para quem não sabe o Pessach é repleta de símbolos principalmente na alimentação.  Na primeira noite é realizado um jantar especial (Seder ) onde as mesas são decoradas com velas acesas e são colocados alimentos que simbolizam a história num prato especial ( Keará) que são :

um osso ( símbolo do sacrifício pascal) ;

um ovo (representa a oferenda e o símbolo do luto);

raiz forte e erva amarga ( representa o tempo amargo da escravidão)

um purê de maças raladas com tâmaras,nozes,canela e vinho ( se assemelha à argamassa onde trabalhavam os antepassados)

salsão ou cebola ou batata cozida ( simbolizam o renascimento da natureza na primavera e a esperança de libertação).

Também é colocada uma vasilha com água salgada na qual são mergulhadas as ervas verdes, é um símbolo das lágrimas derramadas pelos israelitas escravizados no Egito, e tres matzás embrulhadas num pano. É costume esconder uma Matzá pela casa para que as crianças possam achá-la e receber um presente.

São servidos quatro copos de vinho durante a cerimônia do Seder e entre cada um é lida algumas passagens com relação à saída do povo do Egito e entoadas canções quase sempre com a participação das crianças.

Uma taça geralmente prateada ou dourada também compõe a mesa, ela não é usada por ninguém, pois é simbolicamente reservada para o Profeta Elias (Eliahu Hanavi).

No jantar de Pessach não pode faltar ( guefilte fish ) um bolinho de peixe delicioso geralmente feito com carpa ou dourado, o (kneidalech ) um caldo feito de galinha  com bolinhos de farinha matzá, compota de frutas e tantas outras delicias.

Na realidade, a cerimônia do Seder é cheia de simbolismos com um único objetivo, que é de relembrar os tempos de escravidão e a libertação mantendo a memória viva para todos os descendentes, fazendo com que os sentimentos e  a história não se percam com o passar dos anos.

Espero que vocês tenham gostado desse resumo, e para adoçar a vida de todos nós, duas receitas especiais  para o Pessach.

CHAG SAMEACH !!!!!!  ou  FELIZ PESSACH !!!!!!

 

BOLO DE FÉCULA DE BATATA

INGREDIENTES

8 ovos

2 xícaras de chá  bem cheias de açúcar

200 grs. de fécula de batata

1 colher de chá de essência de baunilha

Raspas de 1 limão ( usei o siciliano)

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

MODO DE PREPARO

Bater as claras em neve e reservar.

Bater as gemas na batedeira, acrescentar o açúcar peneirado e continuar batendo até ficar uma massa clara. Sempre batendo vá adicionando a fécula de batata peneirada e em seguida as raspas do limão e a baunilha. Depois misture delicadamente as claras em neve .

Colocar numa forma untada com manteiga, de preferência a que sai o fundo e levar ao forno a 180° por cerca de 40 minutos ou até ao teste do palito.

Este bolo não leva fermento, mas cresce bem, e fica muito macio.

 

COMPOTA DE FRUTAS

INGREDIENTES

2 xícaras de chá de damascos secos

1 xícara de chá de uvas passa

1 xícara de chá de ameixa sem caroço

½ xícara de chá de tâmaras sem caroço

1 maçã verde cortada em pedaços

1 pera cortada em pedaços

½ xícara de chá de cerejas em calda (sem a calda)

2 paus de canela

4 cravos da india

3 sementes de cardamomo

2 xícaras de chá de açúcar

Água que baste até à altura das frutas ( usei mais ou menos ½ litro)

Suco de 1 laranja ou de 1 limão pequeno.

MODO DE PREPARO

Levar as 2 xícaras de açúcar  para caramelar levemente ( não deixe escurecer), jogar a água e o suco de laranja com cuidado. Colocar as especiarias e em seguida as frutas. Deixar no fogo baixo por cerca de 20 minutos até cozinhar e amaciar as frutas. Não deixe demais, o bom são elas ainda inteiras. Se houver necessidade acrescentar mais um pouco de água. Deixar esfriar, tampar o recipiente e levar para gelar.

Opção: Pode usar vinho branco com a água.

Para quem quiser, pode acompanhar a compota com creme de leite fresco batido como chantilly, ou com uma bola de sorvete.

 

Bom Apetite

 

Gina

12 comentários sobre “PESSACH – PÁSCOA JUDAICA

  1. Que bacana minha amiga
    Gosto sempre de saber dos costumes e cultura de outros povos, enriquecendo meus conhecimentos e me fazendo uma pessoa melhor,
    Obrigada por contribuir!

    Grande abraço, e uma ótima semana

  2. Olá Gina,
    a Páscoa é cheia de tradições, independentemente da religião, adoro a época, por estar envolvida em Primavera, cheia de flores e tradições na nossa pequena aldeia.
    Adorei o seu bolinho de fécula, ficam super fofinhos! Adoraria acompanhar uma fatia com essa compota colorida e uma bolinha de sorvete. Delicioso.
    Um beijinho.

  3. Gina minha querida, que lindo post. Gosto muito de conhecer e aprender um pouco da cultura de outros países. Não conhecia a tradição, e achei muito linda, seus significados e costumes. A Páscoa é uma data muito linda, que é comemorada juntamente com a familia, e é bom, seja qual for a religião, estarmos unidos, relembrarmos e crescermos seguindo a tradição trazida pelos nossos descendentes. Adorei o bolo, acho os bolos com fécula de batata, super leves e macios. Essa compota ficou linda,e já a imaginei com uma bola de sorvete. Hummmmm….deliciosas sugestões. Bjocas, uma linda semana

  4. Querida Gina,

    Desconhecia completamente os usos e costumes da Páscoa judaica, bem como desconhecia os períodos em que eles a comemoram.
    Adoro saber e aprender, por isso fico-lhe grata por esta publicação tão interessante que nos ensina nomeadamente o simbolismo de algumas coisas…

    Além disso o seu bolinho está lindo, fofinho e advinha-se uma delicia para um cházinho de amigos… Também a compota ficou tentadora e convida-nos a barrar uma tosta com ela para que possamos sentir o seu sabor e o perfume que exala !

    Adorei todo o o conjunto, amiga ! 🙂

    Um grande, grande beijinho para Si !

  5. Querida Gina
    E’ sempre bom saber um pouco mais sobre outras culturas. Muito linda as simbologias!
    Gostei muito das receitas e a compota de frutas me fez salivar!
    Espero que o “ciclone” passe o mais rápido possível!
    Não existe o acaso e Deus permite o sofrimento para o nosso crescimento.
    Conte comigo no que precisar.
    Um grande abraço
    Léia

  6. Gina, your cake and compote both look delicious! We used to eat a Seder dinner with another Catholic family on Holy Thursday when I was growing up. I don’t think I really paid too much attention about the symbolism back then so thank you for sharing so much information about Passover in your post! xo

  7. Olá Gina:)

    Adoro ler sobre costumes de outros povos e fiquei encantada com tudo o que escreveste. Acho a celebração Judaica muito interessante e todos os pratos por eles confeccionados com tanto simbolismo e deliciosos. Adoraria provar:)

    Votos de uma Santa Páscoa!
    Beijinhos

  8. Gina querida, nem preciso dizer que amei tudo, mas acho que vou dizer kkkkkkkkk
    Amei a postagem, as receitinhas maravilhosas, conhecer um pouco da sabedoria do seu Israel, enfim, saber um pouco mais dessa cultura que eu muito admiro.

    Bjsssssssssss amiga e parabéns por essa família linda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s