UM BOLO PARA O OUTONO

Bolo-de-coco

Bolo-de-coco-2

 

Acredito que vocês já ouviram a frase “Outono da Vida”, pois é, ela significa a aproximação da velhice, então quer dizer que no Outono a Natureza também envelhece?

Isso me fez ficar pensando e observando o Outono, esta estação de agora.O sol começa a enfraquecer e os dias se tornam mais frios e cinzentos. As folhas caem das árvores formando lindos tapetes pelo chão. O vento entoa canções desconhecidas e afasta os pássaros para longe e o tempo se reveste de uma tênue tristeza….É um tempo de mudança….

Mas, porque não pensar que se se o sol enfraquece é para que possam se renovar as folhas nas árvores, no lugar das que caíram, e a revoada dos pássaros levados pelas canções do vento para novas paisagens é em busca de novos companheiros. E se o tempo se acinzenta e entristece, talvez seja pelas despedidas ou pela preocupação do novo que virá…….afinal é um tempo de mudança…..

Então porque não aproveitar as tardes mais amenas e usufruir a sua própria companhia, fazendo o Outono em sua vida, afinal  mudança também pode ser renovação e não necessariamente velhice.

Cada estação possui sua própria beleza e  cada idade possui seu próprio encanto. O importante é vive-los intensamente, apreciando cada uma delas em sua plenitude.

E para comemorar a estação do Outono, a estação de perdas e de ganhos, nada melhor que um bolo branco com coco, que reflete a beleza calma, amena, repousante e linda desta estação.

BOLO DE COCO

INGREDIENTES

5 ovos

15 colheres de sopa de açúcar (cheias)

15 colheres de sopa de farinha de trigo

1/2 xícara de chá de manteiga em temperatura ambiente ou derretida e fria

1 colher de sopa rasa de fermento em pó

1 vidro de leite de coco

COBERTURA

1 xícara de chá de açúcar

1/2 xícara de chá de manteiga

1/2 a 1 lata de leite condensado

1 xícara de chá de coco ralado

1 xícara de chá de coco em flocos para cobrir

MODO DE PREPARO

Bater as claras em neve, juntar as gemas uma a uma . Em seguindo ir pondo a manteiga, o açúcar , o leite de coco e a farinha e o fermento . Bater bem e levar  ao forno pré aquecido a 180°, em forma untada e polvilhada por cerca de 35 minutos ou até ao teste do palito. Desenformar e fazer furos com um palito de churrasco fino, em seguida jogar a cobertura e o coco.

Cobertura

Bater tudo muito bem e espalhar por cima do bolo.

Cobrir com o coco em flocos.

Bom Apetite

Gina

17 comentários sobre “UM BOLO PARA O OUTONO

  1. Querida Gina,
    a estação que eu mais gosto é a primavera, mas o que seria da primavera sem o outono não? As árvores precisam renovar e Deus fez as estações perfeitas como a natureza tudo tem o tempo certo e pra nós tbm.
    Esse bolo é ótimo p/ acompanhar um chocolate quente, ficou lindo!

    Beijos, fica com Deus ♥

  2. Minha querida Gina, quero parabenizá-la pela forma como você começou seu post, que palavras tão lindas, sabia que eu até me emocionei? Verdade!
    E o bolo realça a beleza do post, ficou mesmo divino!

    Abraço pra você,
    Boas tardes de outono

  3. Querida Gina, que belissimo bolo, bem apropriado ao post, e as palavras lindas que vc disse. Adoro outono, para te falar a verdade é a estação que mais gosto, nem muito frio, nem muito quente, onde aquelas manhã frias, logo se esquentam quando vc procura pelo sol. Outono me lembra aconchego, não sei por que hehe
    Esse bolo ficou maravilhoso, cremoso, lindo e sendo de coco amiga, já levava logo essa fatia. Adorei. Beijinhos

  4. Olá Querida Gina,
    Todas as estações têm o seu encanto, só não aprecio muito o inverno porque não gosto de frio, mas gosto da lareira a arder…
    As estações trazem-nos novos ingredientes e a alegria das suas cores, a minha favorita é o verão, por adoro ir à praia, espreguiçar-me na areia, sentir o sal na pele…
    Bem o teu bolo está um encanto, ele ficaria radioso em qualquer estação!
    Bjs

  5. Gina querida, não sei se minha mensagem ficou gravada.
    Eu gosto muito do Outono, tempo de recolha e mudança, cheio de coisas lindas.
    Por cá é Primavera, cheia de cores e encantos!!
    Adorei o seu bolo de coco, adoro essa cobertura fabulosa.
    Um beijinho.

  6. Gina querida, que sorte a minha, conseguir ao mesmo tempo pegar uma receitinha deliciosa e ainda ler um texto maravilhoso como esse.
    Só você amiga p/ me presentear assim…
    Receita mais que aprovada, hummmm

    Bjssssssss e uma noite maravilhosa p/ vocês

  7. Gina querida, que lindo este post. Poético! E acaba que embora por aqui nao seja outono , vou a um almoço na segunda e me pediram para levar um bolo. Vou levar este.Fiquei inspirada.Precisava saber o tamanho da forma. E se as colheres de sopa que voce usa sao as medidoras.Vidro de leite de coco no Brasil e de um tamanho so? quantos ml?Aguardo. Um grande abraco e um otimo fim de semana tambem.

    • Querida amiga Valentina.
      Fiquei imensamente feliz com a sua visita neste meu cantinho,já que adoro passar sempre pelo seu mesmo que não comente às vezes, preciso sempre me deliciar com suas receitas e me encantar com suas fotos.
      Quanto ao que vc. me perguntou, uso sempre uma colher de sopa especifica que não é a medidora, mas que fui conferir e é a mesma medida. A xícara de chá é de 240ml, e a garrafinha de leite de coco tem 200ml. A forma fiz na de 25cm. de diâmetro, por isso não ficou tão alto, talvez na de 20 cm fique melhor.
      Além disso usei a farinha que já vem com fermento, então não coloquei o fermento em pó e na cobertura usei só 1/2 lata de leite condensado.
      Espero que você goste é simples mas muito gostoso, sempre que faço acho que ele tem sabor de Brasil.
      Obrigada pelo seu carinho e volte sempre que possível para um cafezinho ou um chá ou um copo de vinho, não importa a escolha, o importante é estar com amigos.
      Me conte depois como foi.
      Bom fim de semana e beijinhos

  8. Oi Gina querida, super obrigada por esclarecer. Vou fazer hoje a noite para levar amanha. Tenho todos os ingredientes em casa. ; o ) Depois te conto. E obrigada pelo eterno carinho.

  9. Minha querida,

    O Outono, tal como todas as outras estações, têm o seu encanto e são profundamente necessárias à Vida !
    Gosto muito do Outono, com todos os seus tons alaranjados e acastanhados a pintalgar o quadro da nossa Vida, em que se torna necessária a transformação, a que gosto mais de chamar mutação do que envelhecimento !🙂

    Seja como for, esse lindíssimo bolinho, em tons amarelinhos e suaves, veio alegrar o Outono por aí (por aqui estamos na Primavera), com sabores esplêndidos de coc e de leite condensado…
    Ficou lindo, amiga, muito apetecível para acompanhar uma boa conversa e com uma chávena de cházinho na mão !🙂

    Beijinhos grandes para Si e para os filhotes !🙂

  10. Oi Gina:)

    Aqui apesar de estarmos quase no Verão está um autêntico dia de Inverno, chove e está muito frio – tenho os pés gelados.
    Por isso acho esse bolo perfeito para acompanhar uma chávena de chá bem quentinha para aquecer.
    Adorei! E ficou lindo:)

    Beijinhos

Deixe uma resposta

