UM BOLO DE FUBÁ PARA SANTO ANTÔNIO

Bolo-de-Fubá

UM BOLO DE FUBÁ PARA SANTO ANTÔNIO

 

(música de Lamartine Babo)

Eu pedi numa oração

Ao querido São João

Que me desse um matrimônio

São João disse que não

Isso é lá com Santo Antônio

Implorei a São João

Desse ao menos um cartão

Que eu levava a Santo Antônio

São João ficou zangado

São João só dá cartão

Com direito a batizado

São João não me atendendo

A São Pedro fui correndo

Nos portões do Paraíso

Disse o velho num sorriso

“Minha gente eu sou chaveiro

Nunca fui casamenteiro”!

Matrimônio! Matrimônio!

Isso é lá com Santo Antônio!

bolo-de-Fubá-2

OBÁ!  Chegou o mês das Festas Juninas e com ele um desfilar de comidas típicas deliciosas. Para iniciar temos o nosso tão querido Santo Antônio, o santo casamenteiro.

E como começou toda esta historia….Certa vez uma senhora desesperada com a miséria que tinha ficado, resolveu prostituir a filha para ganhar dinheiro, mas a jovem resistia e não queria aceitar essa decisão. Então, diante de uma imagem de Santo Antônio a jovem pediu ajuda rezando com tanta fé e esperança que das mãos do Santo caiu um bilhete endereçado a um comerciante da cidade onde dizia: Senhor “X” queira dar a esta jovem tantas moedas de prata quanto ao peso deste bilhete. Assinado Antonio.

A jovem correu à loja do comerciante que colocou num prato da balança o bilhete e no outro as moedas. Só que sem entender o papel pesava mais do que as moedas e assim ele ia colocando mais, até chegar a uma grande quantia.

O episódio logo ficou conhecido e a moça foi procurada por bons rapazes a lhe propor casamento e não deixando-a nas mãos da mãe, ela logo casou e foi muito feliz. Daí em diante as moças começaram a recorrer a Santo Antônio, sempre que o assunto era casamento.

Como esta, existem mais histórias a respeito do santo casamenteiro e muitas simpatias como a de tirar o Menino Jesus dos seus braços e só devolver quando alcançar a graça ou o de deixá-lo de cabeça para baixo num recipiente com água até ele atender o pedido, e assim muitas mais simpatias.

Mas, ele também é conhecido como o Padroeiro dos Pobres, diz-se que um dia ele pegou todos os pães do convento e os distribuiu aos pobres, só que para espanto, os pães se multiplicaram, daí vem o hábito da distribuição de pães no dia 13 de Junho que foi o dia que ele morreu.

Todas estas festividades foram trazidas para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial e foram se misturando aos aspectos culturais brasileiros e tomando característica próprias,   relacionadas com as colheitas dos produtos típicos deste mês criando festejos e comidas típicas para celebrar a devoção aos Santos do mês.

E como comemoração, fé, crença e esperança fazem parte da nossa criação, vamos festejar “Santo Antônio,com um bolo de fubá.

BOLO DE FUBÁ

Esta receita é de uma grande e querida amiga ANA da cidade de Boituva, que sempre me presenteia com receitas de  bolos deliciosos. Obrigada Aninha, este bolo é uma delicia!

INGREDIENTES

copo medida de requeijão:  ele varia de 220 a 250 g , o importante é usar o mesmo copo para todos os ingredientes.

4 ovos

2 copos de requeijão de açúcar

1 copo de requeijão de fubá

1 copo de requeijão de farinha de trigo

1 copo de requeijão de leite morno

1 copo de requeijão de óleo  (pode colocar 2 dedos a menos)

MODO DE PREPARO

Amornar o leite e o óleo juntos.

Bater os ovos , juntar o leite morno com o óleo e 1 copo de açúcar, misturar bem.

À parte misturar  a farinha, o fermento, o fubá, o resto do açúcar  peneirados  e juntar na mistura acima, batendo até incorporar tudo.

Colocar uma forma untada e polvilhada e levar ao forno a 180° por aproximadamente 35 minutos ou até ao teste do palito.

Deixar esfriar um pouco e desenformar.

Bom Apetite

                    VIVA SANTO ANTÔNIO !

Gina

12 comentários sobre “UM BOLO DE FUBÁ PARA SANTO ANTÔNIO

  1. Gina querida, eu adoro Festa Junina…
    Canjica,bolo de fubá, pé de moleque e etc… e etc… e etc… KKKKK
    Vou pegar carona na receitinha desse bolo de fubá, hummmm, já estou até imaginando o sucesso….

    Bjsssssss amiga

  2. Minha amiga, boa noite!
    Junho é um mês festivo eu amo as barraquinhas das igrejas
    além dos bingos tem pratos típicos deliciosos!
    E vc arrasou com essa história que eu não conhecia, leiga, rsrs.
    Um bolinho de fubá com um cafezinho bem quentinho é bão dimais
    da conta sô, rsrs, trem bão, rsrs.

    Beijos, ótima semana!

  3. Querida Gina, me senti no arraiá quando entrei aqui na sua cozinha, com essa linda música de Santo Antonio, e esse bolo maravilhoso, nada mais característico para as festas juninas. Adorei seu bolo, ficou lindão, do jeito que gosto, para acompanhar um chá ou café fumegante. Linda a historia de Santo Antonio, lembro dos meus tempos de adolescente quantas e quantas simpatias eu fazia pra arrumar um namorado kkkkk. Adoro essa época, eu acho uma das mais gostosas do ano. Beijocas miga. Boa semana

  4. Gina querida,

    Por aqui também comemoramos o Santo António, a noite de hoje será pródiga em festas, bailaricos, sardinha assada no pão com vinho e saladinha e marchas populares…
    Depois virá o São João e o São Pedro, já menos comemorados na capital, mas em força noutras cidades do país !

    Nunca comi fubá, mas esse seu bolo deixou-me com água na boca !
    Lindo e tão douradinho, decerto uma delicia enorme para um cházinho
    ou mesmo sem mais nada !
    Beijinhos grandes e resto de boa semana !

  5. Gina amiga,
    por cá começam as festas hoje também, já se vêem os arraiais, os bailaricos, as sardinhas e caldo verde e muito boa disposição. Mais uns dias e será o S. João, festa da minha cidade!
    E para festa, um bolinho!! De fubá, adoro a textura e a cor, tão fofo.
    Comeria já uma enorme fatia querida amiga.
    Um beijinho.

  6. Oi Gina:)

    Que belas histórias sobre os santos populares!!!

    E que belo bolo de fubá que só de olhar babo:) Achas que se pedir uma fatia o santo António vai atender o meu pedido?

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

  7. Gina querida, receber carinho de uma amiga é muito bom, mas receber carinho de uma amiga tão querida quanto você é uma benção.

    Bjsssssssss minha amiga super querida e muito, mas muito obrigada mesmo pelo carinho…
    Desejo um lindo FDS p/essa família linda

  8. Há alguns anos também me aproveitei de Lamartine Babo para introduzir um post no dia de Santo Antônio…rs!
    Ah, o bolo de fubá! Esse é meu favorito. Receita de mãe, de vó, coisa simples e maravilhosa.
    Bom final de semana!

Deixe uma resposta

