XÍCARAS E CUPCAKES

P1040781

XÍCARAS E CUPCAKES

 Que histórias suas xícaras contariam?

Com certeza haveria uma história para cada momento, pois cada uma delas contaria sobre conquistas, aventuras, relacionamentos, locais, tristezas, alegrias, comemorações, ausências, saudades e felicidade.

Uma mesma xícara pode simbolizar ao mesmo tempo prazer, hospitalidade e amizade, como também tristeza, solidão e infelicidade.

Alias, existe um museu das xícaras que fica na fábrica do café 3 corações em Natal (RN), onde cada xícara guarda inúmeras histórias com sentimentos diferenciados. Cada uma delas vem acompanhada de sua história e de sua importância, que são doadas por inúmeras pessoas que deixam registradas a xícaras e suas histórias ou se preferirem a histórias das xícaras.

Na realidade já existiam objetos semelhantes às xícaras (tigelas com alças) na Grécia a 2.000 anos atrás, os povos pré-colombianos também já faziam objetos parecidos.

Porém só ficou popularizada na Europa, principalmente na Inglaterra, quando vieram do Oriente com as porcelanas chinesas e japonesas,anteriormente eram usados bowls ( tigelas sem alças).

A xícara como conhecemos foi criada por um arquiteto inglês em 1750 que incomodado com as pessoas queimando seus dedos, pediu a um ceramista a colocação de asas nas tigelas, surgindo assim a nossa xícara e evoluindo até aos dias de hoje com incontáveis modelos.

E como antigamente não existiam xícaras, os bolos eram feitos por medidas em peso. Com o surgimento dela houve um rompimento nas tradições culinárias, passando-se a usar a xícara como medida oficial e daí surgiu como o próprio nome sugere o CUPCAKE, ou seja o bolo de xícara.

O cupcake é um bolinho de origem inglesa ( fairy cake), um bolinho de baunilha com cobertura de fondant,  entretanto só ficou famoso nos Estados Unidos onde ganhou o nome de cupcake (bolo de xícara).

Esses pequenos bolinhos são presença cada vez mais obrigatória em festas principalmente infantis. Afinal eles parecem mágicos decorados com super-heróis, princesas, bichinhos como em um conto de fadas. Ou ainda agradam bastante a adultos com temas mais personalizados e  eróticos. Enfim, cupcake ou seja bolo de xícara é sempre uma delicia muito bem vinda, não importa a decoração.

E como eu ganhei de meu filho este conjunto de xícaras para cupcakes, não resisti à tentação de correr para a cozinha e preparar estes deliciosos CUPCAKES, e com eles também poder criar um novo momento com uma nova história para lembrar e  contar………

 Cupcake-de-chocolate-2

 

CUPCAKES  DE CHOCOLATE

INGREDIENTES

200 grs. de farinha de trigo com fermento

4 colheres de sopa de chocolate em pó

200 grs de açúcar

100 grs. de manteiga sem sal em temperatura ambiente

3 ovos

150 ml de leite

2 colheres de sopa de iogurte natural

1 colher de chá de extrato de baunilha

Para decorar

Creme de chantilly

Confeitos de chocolate

MODO DE PREPARO

Peneirar a  farinha, o chocolate e o açúcar, misturar a manteiga e fazer uma farofa.

Bater os ovos, o leite a baunilha e o iogurte. Juntar os líquidos nos secos misturando muito bem.

Colocar as forminhas de cupcakes na assadeira e preencher com a massa até a metade.

Levar ao forno pré-aquecido a 180° e assar por aproximadamente 25 minutos ou até ao teste do palito. Deixar esfriar e depois decorar a gosto. Eu optei por cobrir com creme chantilly e confeitos de chocolate.

 cupcake-de-chocolate-3

Esta xícara de cupcake repleta de sabor, eu ofereço a todos vocês, meus amigos, leitores e seguidores e ela está repleta de histórias de carinho, gratidão e amizade.

Bom Apetite

Gina

11 comentários sobre “XÍCARAS E CUPCAKES

  1. Minha querida,
    obrigada pela xícara linda e o melhor regada de carinho com este bolinho tão
    lindo e tentador!
    Postagem nota 10, parabéns!

    Beijos, fica com Deus ♥

    • Ola Lili.
      Não, não pode ser qualquer xícara, tem de ser ou xícaras refratárias de louça especial que possam ir ao forno ou as de silicone ou similar como as que eu fiz.
      Mas se você não tiver e quiser fazer, pode usar forminhas pequenas de cupcakes (tem de alumínio e de papel que vai ao fogo) e que possam caber nas xícaras. Depois de desenformar colocar em xícaras sortidas para servir. Também fica muito bonito.
      Beijinhos e muito obrigada pela atenção e por nos visitar.

  2. Querida Gina
    Espero que esteja bem!
    Acho essas xícaras lindas! Vi para comprar em Roma, mas eram muito caras:(
    E’ incrível que no país da culinária seja tão difícil encontrar utensílios de cozinha e quando achamos são muito caras!
    Adoro xícaras e coleciono aquelas antigas!
    Faz tempo que não como um cupcake e os teus me fizeram salivar!
    Bjim
    Léia

  3. Gina querida,

    Fantástica a história acerca das chávenas, desconhecia e adorei ler ! Tal como adorei as suas chávenas, que encerram amor, carinho, ternura, cumplicidade de Filho para Mãe. Lindo gesto o do seu filhote ! 🙂
    Agradeço-lhe imenso, pela parte que me toca, o cupcake que nos oferece com tanto carinho, tenha a certeza que é recíproco ! Ficou fantástico com uma linda decoração !

    Beijinho grande e boa semana !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s