SORTEIO CAFÉ PELÉ E UM BOLO COM GOIABADA E CRUMBLE PARA TOMAR COM CAFEZINHO

bolo_goiabada_inteiro bolo_goiabada

Olá, hoje é dia do resultado do Café Pelé. Nós fizemos o sorteio pelo RAMDOM GENERATOR . Gostaria de agradecer a todos que participaram do nosso sorteio assim como ao Café Pelé pela iniciativa.
Bem vamos ao resultado :

ELISA  CONCEIÇÃO

Parabéns, entraremos em contato com você para o envio do Kit.

Bem agora vamos para a história e a receita do dia :
Hoje, enquanto eu fazia este bolo, muitas lembranças rodaram meu pensamento levando-me há algum tempo atrás,  não muito distante, mas o suficiente para já ter alterado  pequenos costumes.
Lembrei-me de uma goiabeira muito linda e frondosa que havia perto de minha casa, onde pela manhã e à tardinha era palco de uma sinfonia de pássaros, principalmente os  bem te vis, que faziam a festa ao se alimentarem das goiabas.  Alias a farra era tanta que sobravam goiabas pelo chão à vontade para tantos outros pássaros.
Isto sem falar da molecada que subia nos seus galhos para escolher as mais vermelhinhas. Hum!!! senti  até o cheirinho daquelas goiabas carnudas e cheirosas, mas eu nunca conseguia comer nenhuma, isto porque nada é totalmente perfeito, e algumas tinham um bichinho que me fazia desistir na hora de as comer. Talvez a goiabeira não quisesse que eu tirasse os seus frutos, pois só as goiabas que eu pegava eram bichadas.
Esta sensação ainda durou muito tempo, até que pouco a pouco fui  começando a consumir a compota da fruta, e a geleia, passando depois para a goiabada. Mas ainda hoje não consigo comer a fruta in natura ( trauma infantil ), embora adore o seu cheiro na minha fruteira,e tenha consciência  dos seus valores nutricionais.
No livro “Açúcar” de Gilberto Freyre, a goiabada é mencionada como um dos doces das casas-grandes no período colonial.
A goiabada era feita pelos cozinheiros escravos para os senhores das fazendas, e só era usada a polpa da fruta, fazendo um doce muito cremoso. As cascas e as sementes da fruta eram dadas para os escravos, que cozinhavam as cascas, as sementes e restos das frutas tudo junto e quando o doce ficava pronto tinha pedaços de casca de goiaba aparecendo, surgindo assim a famosa goiabada cascão.
Também por ser muito parecido com o  jeito de fabricação da marmelada, um doce tipicamente português, é natural que os mesmos tenham utilizado a sua receita, substituindo o marmelo( que não existia aqui) pela goiaba no período da colonização, valorizando assim essa fruta e matando a saudade da marmelada.
O mais importante é que essa fruta, a goiaba, se tornou a queridinha de todos quer seja a cascão, a goiabada com queijo, a goiabada em compota, a geleia, o biscoitinho ou como este bolo com goiaba que me trouxe tantas e gostosas lembranças .
BOLO COM GOIABADA E CRUMBLE
INGREDIENTES
1 xícara de farinha de trigo com fermento
1 xícara de farinha de milho (fubá)
2 xícaras de chá de açúcar
2 ovos
1 xícara de chá de óleo de canola ou girassol
1 embalagem de 200 grs. de iogurte natural integral
1 xícara de chá de goiabada em pedacinhos finos
CRUMBLE
½  xícara de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
½ xícara de nozes batidas no pulsar no liquidificador
1 colher de sopa de canela em pó
½ xícara de chá de quadradinhos pequenos de goiabada
MODO DE PREPARO
Misturar a farinha de trigo, a farinha de milho e o açúcar. À parte bater os ovos, o óleo, o iogurte. Juntar os líquidos nos secos e misturar bem.
Colocar numa forma untada e polvilhada com cerca de 25 cm, pôr  com cuidado por cima a goiabada na massa do bolo  e  salpicar em seguida  a mistura do crumble. Se quiser pode passar os pedacinhos de goiabada por farinha de trigo sacudindo bem o excesso, ela não afunda tanto no bolo.
Levar ao forno pré- aquecido a 180° até ao teste do palito.
Desenformar, deixar esfriar e servir.
Bom Apetite
Gina

8 comentários sobre “SORTEIO CAFÉ PELÉ E UM BOLO COM GOIABADA E CRUMBLE PARA TOMAR COM CAFEZINHO

  1. Bom dia Gina,
    Gosto muito da goiabada cascão, como também da marmelada, interessante texto.
    O lindo bolo com goiabada e crumble é muito tentador, uma fatia tornaria perfeito o meu café da manhã.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

  2. Gina querida, que delícia de bolo, estou daqui imaginando o sabor e por mais que eu imagine, tenho certeza que não vou chegar nem perto do sabor dessa maravilha.
    Já peguei a receita pq só experimentando né amiga? kkkkk
    Bjssssssss e uma semana hiper abençoada p/vcs

  3. Gina querida, que delicia de bolo, adoro goiabada. Minha avó tinha uma goiabeira no quintal dela e quando éramos pequenos, subíamos na árvore e nos matávamos de comer, e ela sempre dizia, não peguem as verdes que vai dar dor de barriga kkkk E é verdade mesmo, quando caiam no chão de maduras, os passarinhos faziam a festa. Lindas lembranças e lindo bolo. Adorei a receita amiga. Parabéns a ganhadora. Beijinhos, ótima semana

  4. Querida Gina,
    parabéns à sortuda, ela vai amar o kit!
    E parabéns à vc pelo lindo texto que me deixou cheia de saudades, pois
    eu tbm amava colher goiaba dos pés e sempre subia até o topo, rsrs eu
    era a mais esperta da minha casa, meus irmãos ficam em baixo esperando
    eu jogar as goiabas p/ eles, kkkkkk.
    Seu bolo ficou lindo a fatia estão uma tentação com um cafezinho quente
    fica perfeito!
    ]
    Bjs, ótima semana!

  5. Bom dia querida!
    Deixei um comentário aqui ontem, mas vi que não entrou😦
    Primeiramente gostaria de dizer o quanto que fiquei feliz pela minha mammy ter ganhado o sorteio! Já telefonei pra ela avisando e ela, que é daquelas que se não toma café umas 3x ao dia sente até dor de cabeça, ficou super feliz também! Muito obrigada pela oportunidade.
    Quanto a tua receita, como sempre é excelente! Adoro tudo feito com goiabada e goste d+ da tua receita.
    Goiaba é uma das minhas frutas preferidas e na casa da minha avó tinha uma goiabeira enorme e nela moravam dois micos:)
    Eu também, apesar de medrosa, subia na árvore para pegar as mais vermelhinhas Geralmente tinham bichinhos, mas como diziam os mais velhos: “bicho de goiaba também é goiaba” – hehehehe!
    Bjo grande
    Léia.

  6. Such a lovely coffeecake, Gina! That crumble is the perfect topping!!! And guava is such a yummy and different flavor for me…I want a big slice to taste and savor!

Deixe uma resposta

