É QUASE CARNAVAL!

 Bolo-Pão

Esta semana me dei conta que já estamos quase no Carnaval!

Porque os dias estão tão acelerados? A onde eles querem chegar com tanta pressa?

Pois é, chegou uma época do ano tão esperada por muitas pessoas, ansiosas pelos quatro dias do reinado de Momo, seja para poder brincar, pular, vestir a fantasia ou para simplesmente aproveitar o tempo, descansar e curtir uns dias com a família.

De qualquer maneira o Carnaval é tempo de alegria!  E há fantasias reais e imaginárias para todos os gostos e idades.

Embora poucos saibam o Carnaval se originou na Grécia, os gregos realizavam cultos para seus deuses em agradecimento pela fertilidade do solo e pela produção. No Brasil o Carnaval se originou no período colonial, uma das primeiras festas carnavalescas foi o “Entrudo”, uma festa de origem portuguesa que era praticada pelos escravos.

Em seguida surgiram os cordões, os ranchos, as festas de salão, os corsos, os blocos e as escolas de samba e com eles os frevos, os maracatus, as marchinhas, os sambas, assim como outros gêneros musicais formando a maior manifestação cultural do Brasil.

Não importa de que maneira você gosta de passar os dias de Carnaval, contanto que sejam com  responsabilidade, paz e muita alegria.

Pensando nesses dias, me lembrei de fazer um bolo-pão, bem apropriado para um lanche da tarde, que com certeza irá fazer a alegria de muitos e fortalecer as energias dos foliões.

É bem prático, fácil e delicioso.

 Bolo-Pão-2

BOLO – PÃO  DE QUEIJO E PRESUNTO

INGREDIENTES

1 ½ xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo

Sal a gosto

4 ovos

½ xícara de chá de leite

½ xícara de chá de azeite de oliva

150 g de queijo gruyère ou similar ralado grosso ou picado ( eu já fiz com queijo parmesão ralado e ficou ótimo)

150 g de presunto cozido picado

Azeitonas verdes fatiadas a gosto (usei 8 )

Pimenta do reino branca a gosto

Queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar

MODO DE PREPARO

Misturar a farinha, o fermento e o sal. Em seguida juntar os ovos, o leite, o azeite, misturando bem. Acrescentar o queijo, o presunto e as azeitonas. Temperar a gosto.

Colocar numa forma de pão untada e enfarinhada, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno de 30 a 40 minutos ou até ao teste do palito seco.

Desenformar e deixar esfriar. Se preferir pode servir ainda quente com manteiga ou requeijão.

Bom Apetite

Gina

9 comentários sobre “É QUASE CARNAVAL!

  1. Bom dia Gina,
    Em algumas cidades do Brasil o carnaval começa em janeiro e acaba no sábado após o carnaval…
    Adoro esses pães recheados, esse ficou super fofinho, é um saboroso, prático e nutritivo lanche.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

  2. Bom dia querida Gina!
    O tempo está voando, depois que passar o carnaval é que vai
    voar mais ainda.
    Eu já gostei muito de pular carnal, hoje em dia gosto de descansar.
    Seu pão ficou lindo, boa pedida!

    Bjs, bom fds junto a sua família ♥

  3. Sim, é quase Carnaval e e tempo de farra e alegria!!
    Que pãozinho maravilhoso e para quem ama pão como eu, é ouro sobre azul!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

  4. Querida Gina
    Aqui na Itália também comemora-se o carnaval nesse período, mas é uma festa principalmente para crianças e não tem feriados nesses dias!
    Gosto muito desse tipo de bolo, pois são ótimos como lanche e como jantar acompanhado de uma saladinha.
    Te desejo uma linda semana.
    Bjim
    Léia

  5. Bom dia minha querida, saudades do seu cantinho, o tempo voa, mesmo, já fazem 103 dias que estou me recuperando da queda, parece que foi ontem, nem parece que fiquei na cama 50 dias e depois disso já se passaram mais 53 e eu melhorando a cada dia, vencendo cada nova etapa.
    Espero que esteja melhor também minha querida,
    Beijo grande!!!
    Bom carnaval…

  6. Olá Gina,
    por cá não ligo muito ao Carnaval, mas ja houve ando em que me mascarava e divertia imenso com os amigos.
    Claro que aí no Brasil é vivido com outra intensidade, e a calor!
    Adorei o bolo pão com queijo e presunto, delicioso e muito fofinho.
    Um beijinho.

  7. Querida Gina,

    Quando eu era mais jovem adorava brincar ao Carnaval, sempre me mascarava e sempre ia às festinhas com os amigos !
    Hoje em dia já me divirto mais em ver a Filipa a combinar tudo com as amigas e a disfrutar da época como outrora eu fazia.🙂
    Amiga, claro que ela foi comigo ao evento do Chocolate em Lisboa, é que a filhota já tem o vicio do chocolate no corpo e, claro, não iria faltar ! eheheh
    Resistir foi complicado, ainda comprámos umas coisinhas poucas mas os preços eram pouco convidativos.🙂
    E resistir a este seu pão também é tarefa complicada, está lindo e convidativo e ostenta sabores espectaculares que adoro !🙂

    Grande beijinho, amiga, bom Carnaval !

Deixe uma resposta

