CEVICHE DE SALMÃO

Ceviche-de-Salmão

 

Obá!  O ano começou para valer.

E como a dispensa está vazia!   Só nos resta com a sacola na mão  ir direto às compras das frutas e das verduras.  Mas para quem vive na correria da cidade de São Paulo é difícil ter um dia livre para frequentar a feira, eu sei que é numa boa feira que se encontram os legumes, frutas e verduras bem fresquinhas, mas o que fazer com seus horários não- flexíveis ao nosso trabalho e rotina.

Eu acho que a feira ainda é parte de uma cultura urbana que está cada vez mais se perdendo  com o crescente número de mercados 24 horas, dos sacolões e dos hortifrutís. Apesar dos preços mais elevados é mais seguro e mais cômodo ir a estes lugares. É claro que perdemos em qualidade ( ai, que saudades das feiras e das hortas caseiras) mas com certeza ganhamos em segurança e conforto.

Bem agora já com a dispensa bem mais equipada, veio um cansaço…, é que tanto nos mercados como nos hortís a oferta de tantas outras coisas, nos faz comprar mais e mais produtos que não estão ligados nem às frutas nem às verduras, e com isso gastamos muito mais tempo.

Pois é, fui tomada por um estado de pura lerdeza mental e acabei nem usando os vegetais que comprei, talvez se eu fosse à feira tivesse vindo mais acessa com tantos elogios de “moça bonita” ou “jovem senhora” rsrs.

Mas como eu estou com lerdeza, não com procrastinação (deixar para depois uma ação),resolvi fazer um ceviche de salmão, rápido e fácil e assim poder me deixar levar um pouco mais  pela inércia gostosa de após feriados.

 Ceviche-de-Salmão-2

CEVICHE DE SALMÃO

INGREDIENTES

300 g de filé de salmão sem pele

 Suco de 1 limão siciliano

Suco de 1 tangerina ( ou laranja)

1 cebola fatiada muito fina

2 dentes de alho bem amassadinhos

1 pimenta chilena picada (opcional)

Sal e azeite a gosto

1 pitada de noz-moscada

1 pitada de cominho

1 pitada de gengibre fresco

Queijo parmesão ralado para salpicar a gosto

Sementes de gergelim para salpicar a gosto

MODO DE PREPARO

Cortar o salmão em pedacinhos pequenos. Colocar em uma tigela com o sal e os sucos de limão e tangerina e deixar pelo menos uns 10 minutos.

Juntar, a cebola, o alho, a pimenta, a noz-moscada, o cominho, o gengibre e o azeite a gosto. Misturar bem e deixar descansar por 30 minutos. Salpicar com o queijo ralado e o gergelim e colocar em um prato ou taça e decorar a gosto.

Eu decorei ao redor com algumas fatias fininhas de salmão (tipo carpaccio) .

Bom Apetite

Gina

12 comentários sobre “CEVICHE DE SALMÃO

  1. Gina querida,
    espero que vc esteja melhor!
    Aqui pertinho da minha casa tem feira livre aos domingos, mas eu prefiro
    os sacolões, rsrs.
    Adorei essa mistura de ingredientes, deu água na boca, salmão é bem
    vindo sempre!

    Bjs ♥

  2. Gina querida como vc está? Esta bem? Espero que sim. Vc falou de algo que sinto muita falta, as feiras livres, quando eu morava em S.Paulo ia toda quinta feira fazer compra. Gosto dos sacolões e mercados, mas prefiro mil vezes a feira, onde podemos pesquisar as barracas, os preços, e os produtos sempre fresquinhos. É uma pena que tudo isso esteja acabando. Adorei seu ceviche, ficou bem atrativo. Beijinhos

  3. Oieee, como está Gina? Estou sim melhorando aos poucos, ainda com muita falta de mobilidade, mas podendo dirigir já me deixa mais livre para fazer as coisas, mesmo que com passos de tartaruga e um pouco de dor. Espero que vc esteja cada vez melhor também.
    Eu adoro ir à feira. Nem sempre tenho tempo, tem uma aos domingos perto de casa que quando vamos nos divertimos à beça, pois é um bairro antigo cheio de espanhóis que se conhecem desde a vida toda… Para não perder muito com a nossa vida moderna, aqui estamos tendo em alguns lugares feiras noturnas, uma ótima opção para o pessoal que não abre mão delas.
    Eu amo ceviche, o seu está lindo e apetitoso.
    Beijocas e melhoras!

  4. Querida Gina
    Espero que esteja recuperando-se bem!
    Um dos meus maiores hobbies é ir a feira da minha cidade, pois grande parte das frutas e verduras são orgânicas!
    Não conhecia essa receita e achei que ficou muito rica!
    Bjo grande
    Léia

  5. Bom dia Gina querida,
    Desejo que se recupere rápida e totalmente.
    Viver em cidades grandes tem essa e outras desvantagens…
    Deliciosa combinação, adorei a receita pelo visual, combinação de ingredientes, praticidade e sabor.
    Beijo,
    Vânia

  6. Oi Gina:)
    Que petisco tão delicioso! Sabia bem no meu jantar de domingo que ainda não sei bem o que fazer.
    Últimamente também ando com lerdeza e isso nota-se no meu blog – mas como já é Primavera penso que vou melhorar:)

    Bom Domingo e boa semana!
    Beijinhos

  7. Amiga,

    Eu adoro frequentar uma feira, com produtos frescos e apelativos onde por vezes se conseguem preços bons (nem sempre) e se conseguem boas compras ! 🙂
    Por aqui ao Sábado conseguem-se encontrar os mercados de rua e vou muitas vezes até lá ! 🙂
    Penso que nunca comi ceviche, mas adorei o aspecto deste seu que me deixou com água na boca ! 🙂

    Minha querida, continuação das suas melhoras e que volte em breve ! 🙂
    Um grande beijinho **

Deixe um comentário