Frango grelhado com molho de jabuticaba

FILÉ DE FRANGO GRELHADO COM MOLHO DE JABUTICABA

 

Pois é, de origem brasileira a redondinha e escurinha Jabuticaba já inspirou muitos poetas e muitas canções. A fama dela não é á toa, pois já foi tema em “Olhos de Jabuticaba” de Lulu Santos e “Jabuticaba” de Bebel Gilberto, além de outras. Foi ainda mais destacada no livro de Monteiro Lobato “ As Jabuticabas” e do Rubem Alves “Do Universo à Jabuticaba”, além de livros de literatura infantil.

Não bastasse todos esses créditos ainda se faz presente na nossa culinária de diversas formas, em receitas que dão água na boca, como geléias, bolos, sucos, mousses, licor etc… e, ainda não contente de ser admirada e degustada “ in natura”, resolveu também se aventurar em pratos salgados. É ou não é ousada. Mas a verdade é que ela é deliciosa aonde resolver estar.

Foi o que aconteceu neste molho, que ficou simplesmente m a r a v i l h o s o!  Dúvido que vocês não vão gostar. Eu já fiz com filé mignon e fica igualmente gostoso. Qualquer dia vou postar a outra versão.

INGREDIENTES

Filés de frango grossos (quantidade necessária) Eu usei + ou – 700 grs.)

1 cebola e 3 dentes de alho triturados

1 vidro de champignons grandes em conserva

Sal, pimenta do reino a gosto

Azeite e manteiga para grelhar

Batata Palha a gosto

Molho

300 grs.(aproximadamente) de jabuticabas (ou mais se gostar)

1 cebola roxa picada

Sal a gosto

2 a 3 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sobremesa de amido de milho

MODO DE PREPARO

Temperar os filés de frango e deixar por alguns minutos. Em seguida levar a grelhar com um fio de azeite e um pouco de manteiga. Grelhar sem deixar tostar muito.

Colocar as jabuticabas numa panela e cobrir com água. Levar para cozinhar com a cebola e sal por uns 15 a 20 minutos. Depois deixe amornar e passe-as por uma peneira ou por um passador. Também pode bater no liquidificador, porém acho que fica um tanto grosso e rústico por causa das cascas mesmo coando, além de um pouco amargo.

Em seguida leve esse suco numa panela com a manteiga e o açúcar ao fogo. Depois junte o amido de milho dissolvido e deixe reduzir até engrossar e ficar no ponto que desejar.

Jogue sobre os filés grelhados e sirva com os cogumelos inteiros e a batata palha.

Acompanha arroz branco.

 

Bom apetite

Gina

6 comentários sobre “Frango grelhado com molho de jabuticaba

  1. Querida Gina,

    Não conheço a jabuticaba, por isso li com imenso interesse o que escreveu a respeito dela !

    Mas esse frango ficou com um aspecto delicioso e já o provava, amiga !

    Beijinhos

  2. Olá querida Gina, estou em falta por aqui, desculpa-me amiga, este meu tempo anda curtinho, curtinho… tento chegar a todas as cozinhas amigas, porém acabam ficando algumas por visitar, sabes como é!?
    Bom, mas aqui estou eu de alma e coração, vendo estas delicias que fizeste na minha ausência. Estive a ver também a parte 2 da viagem ao nosso País, fico até surpreendida como conseguiram visitar tanta coisa, isso é que foi um corre, corre:))
    Não conheço Jabuticaba, mas pelo que falaste acho que já estou gostando( risos),
    o prato tem um apecto delicioso, e o molho está formidável.
    Muitos beijinhos amiga, bom semana.

  3. Minha amiga, elas estão chegando né? daqui a pouco os pés ficam lotados,
    que delícia! adoro jabuticabas, e tudo que a gente faz com elas,
    Você é sabida, já está aproveitando,
    Maravilha de prato,
    Parabéns!

  4. Querida Gina,
    o seu frango ficou chique demais, uma prato lindo e saboroso!
    Vou fazer esse molho, fiquei tentada com a receita, deu água na boca!

    Beijinhos, fica com Deus!

  5. Olá Gina querida, que estranho, ontem estive aqui e ainda não estava atualizada sua página, ainda tinha a postagem anterior, chego aqui hoje e já tem 2 postagens!! Como assim? Bem, que seja, vamos falar desse molho, que é um que tenho a maior vontade de experimentar. Adoro jabuticaba e fico aqui imaginando o sabor que deve ter ficado com esse frango. Vou levar sua receita e provar qualquer dia. Ficou um lindo visual. Beijinhos

Deixe um comentário