Patê de Tomates Assados e um Desabafo

tomateassado

PATÊ DE TOMATES ASSADOS E UM DESABAFO

 

Pois é, amigos leitores, até que eu gostaria de não voltar a falar de coisas e fatos que nos conduzem a reflexões, que não gostaríamos de estar aqui comentando, afinal este é um blog de culinária que fala sobre uma das melhores coisas da vida, o prazer de bem comer!

Mas parece que a violência dominou as pessoas e o mundo, parece que ela impera mandando e ditando as normas na sociedade.

Não sabemos como e de onde ela irá vir, só sabemos que de repente ela surge e nos atinge, lesando não só os nossos bens, como também o nosso emocional.  Deixando- nos impotentes mediante tanta brutalidade, tanto desamor, tanta vulnerabilidade, isto quando nos deixa com a vida.

Essa consciência da realidade, que está em cada esquina na nossa vida, me deixa vazia, desolada, sem acreditar que possa haver esperanças para essas crianças e jovens já tão contaminadas pela desigualdade social, falta de escolaridade e ausência de uma família.

Esta semana, meu filho, como o de muitas outras mães foi assaltado à mão armada, levando todos os bens que portava e que estavam no carro inclusive o próprio, por cinco crianças de 12 anos!!!!!

Quando será que essa escalada da violência irá parar ?

O que podemos fazer para mudar esse quadro tão constrangedor para o ser humano?

Até quando iremos ficar passivamente assistindo a tudo sem fazer valer o nosso direito de cidadãos? Sem exigir soluções? Sem cobrar o que é de nosso direito? Sem lutar para que nossos descendentes possam viver num mundo melhor?

Até quando iremos manter os olhos fechados, achando que nunca vai acontecer conosco?

Até quando?

 

Enquanto não surgem as respostas, vou tentando encontrar no nosso mundo culinário, delícias que nos façam, mesmo que por uns instantes, sentir o prazer e a alegria do bem comer.

 

PATÊ DE TOMATES ASSADOS

INGREDIENTES

6 a 8 tomates cortados em quatro

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

Sal, pimenta do reino e orégano a gosto

Azeite.

1 a 2 colheres de sopa de creme de queijo

MODO DE PREPARO

Temperar os tomates com a cebola, o alho os temperos a gosto e o azeite. Levar ao forno para assar por uns 20 minutos. Virar os tomates e deixar mais uns 20 minutos ou até secar bem o caldo que se formou.

Deixar esfriar e bater no liquidificador. Pode passar essa pasta por uma peneira, se quiser um patê mais uniforme como eu fiz. Misturar o creme de queijo e regar com azeite.

Servir com pão, torradas, legumes crus ou biscoitos salgados.

 

Bom apetite

Gina

12 comentários sobre “Patê de Tomates Assados e um Desabafo

  1. Bom dia Gina,
    O governo tomou medidas “se tomou” inadequadas para minimizar a violência, hoje temos de suportar a violência, imaginar-nos sortudas por não acontecer nada de pior com nossos filhos e rezar. Lamento o sucedido, felizmente não houve violência física.
    Adorei o patê de tomates, lindo e delicioso.
    Beijo,
    Vânia

  2. Oi Gina,
    E’ a primeira vez que vejo o teu blog. E’ por causa da palavra “desabafo” que você escreveu que me chamou a atenção e então resolvi ler. O que acho na minha opinião é que a violência está em todo o mundo. Eu moro na Italia, e aqui também tem violência, não como está acontecendo no Brasil mas tem. E’ realmente muito triste ver jovens voltados para a violência assim tão novos. E’ também por causa da sociedade que não presta em todo o mundo, pois é muito consumismo e isso gera violência, delinquência. Jovens agredindo até pessoas velhas. Infelizmente é assim que acontece. O único jeito é rezar, pois somente Deus para nos livrar de todo o mal. Me desculpe se tomei um espaço um pouco grande para comentar. A receita é ótima. Venha conhecer o meu blog apesar dele ser vegetariano/vegano. E quando quiser, desabafe. OK? O nome do meu blog é: papovegano@blogspot.com.
    Beijos.
    Maria Cristina.

  3. Gina, bom dia, já fui assaltada a mão armada tb, a sensação não é nada agradável, não gosto nem um pouco de lembrar, imagino o que ele passou, fiquei sem nada tb.
    Agora esse patê to levando a receita tb… adorei.
    Beijinhos

  4. Gina, querida,
    lamento muito o sucedido, imagino o susto.
    De facto por cá a violência tem vindo a crescer também, e os assaltos.
    Ainda este verão me roubaram o telemóvel (celular).
    Era bom viver num mundo sem violência e sem coisas como essas.
    Melhor é saborear um belo paté como o seu, que cor linda, adorei,
    eu sou muito de petiscos!
    Um beijinho.

  5. Olá querida, boa noite!
    Infelizmente a violência está em todo lugar somente Deus para nos dar
    o livramento.
    Imagino o susto que o seu filho levou, graças a Deus não aconteceu o pior com
    ele, sei que é traumatizante por isso, não é fácil mesmo.
    Que as bençãos de Deus proteja vc e sua família!
    Amei o seu patê, que petiscos lindos e saborosos!

    Beijos, fica com Deus!

  6. Olá amiga,

    O seu paté está com uma cor irresistível, que lindo ficou e que apetecível… 🙂

    Que coisa Gina, coitado do seu filho… vai na vida dele e de repente vê-se violentado assim, gratuitamente…
    Já não sei o que diga, ainda ontem comentei uma publicação assim de outra bloggeira que também apanhou um susto com a filhota dela ! 🙂

    A violência cresce a um ritmo assustador e sinceramente não vejo luz ao fundo do túnel para pôr mão a isso ! 😦

    Beijinhos grandes, amiga ! 🙂
    Espero que esteja tudo bem com o seu filhote !

  7. Gina querida fiquei muito triste com essa noticia, embora graças a Deus seu filho nada sofreu fisicamente, psicológicamente e moralmente é muito torturante, fora o susto, que ele, vc e sua familia levaram. Onde vamos parar meu Deus! Voce é a segunda pessoa que fiquei sabendo hoje que sofreu esse tipo de crime. Esses jovens, quase crianças mas que sabem muito bem o que estavam fazendo, ainda acham que têm esse direito de interferir na vida dos outros sem o menor constrangimento. Cadê a moral, os valores, a ética, a noção, os limites? O que me revolta é que nós pessoas de bem, trabalhamos, lutamos pelo que temos com nosso próprio esforço, afinal nada vem de graça, e vem essas pessoas que se acham no direito de chegar com uma arma na mão (sim por que sem armas são uns covardes) e simplesmente tiram tudo de voce. Fácil, muito fácil. Infelizmente falta amor, falta pais que só sabem botar no mundo filhos para ficarem espalhados pelo mundo, mas mesmo assim acho injusto, pois tem muitas pessoas humildes que lutam por suas coisas sem precisar roubar ninguém. Lamentável minha amiga. Espero que isso passe, e que Deus proteja sua familia, pois só Ele mesmo para nos ajudar. Desculpe, o comentário longo amiga, é que fico revoltada.
    Gostei muito do seu patê com tomates assados, super gostoso e saudável. Ficou uma cor linda e super fácil de fazer. Bjos querida, fiquem com Deus

  8. Querida amiga, nem tenho palavras para te consolar do susto que apanhaste. Imagino o teu coração de mãe. Aqui, no Verão passado, roubara-me a bicicleta à porta de casa, mas eu não assisti e por isso fiquei, somente, desolada. Agora violência assim, avulso? Deve ser mesmo preocupante…
    Um beijinho de apoio, minha querida e valha-nos o teu patê lindo com uma cor tão apelativa, para nos consolar o paladar.
    Maria

  9. Querida, passo para agradecer o seu carinho e espero que tenha tido um feliz Dia Internacional da Mulher também ! 🙂
    Obrigada por estar aí, você é uma pessoa especial para mim ! 🙂

    Beijinhos muito grandes e bom fim de semana !

Deixe um comentário