Biscoitos Sequilhos e Um feliz dia dos Pais

sequilho

sequilhos

BISCOITOS  SEQUILHOS

Quem não gosta de tomar um chá ou um cafezinho com biscoitos?

Como vocês sabem eu adoro saber a história e a origem das coisas, principalmente tratando-se de gastronomia. Eu acredito que por mais que tenhamos conhecimentos dos assuntos, é sempre bom acrescentar alguma coisa a mais e acreditem sempre tem algo mais.

Então como surgiram os “Biscoitos”?

Dizem que vêm desde o tempo das cavernas, quando o homem comia alguns grãos triturando-os com os dentes, depois teve a ideia de amassá-los com uma pedra e em seguida misturar com água e secá-los no fogo.

Porém, as primeiras ilustrações dos biscoitos são do Antigo Egito, encontradas em sítios arqueológicos. Os egípcios já tinham um tipo de massa parecida com bolachas secas que eram servidas com mel entre as castas nobres, porém não tinham ainda uma forma definida.

Os romanos contribuíram projetando e construindo fornos tornando os biscoitos mais crocantes. E os árabes contribuíram com sua arte de combinar ingredientes e especiarias.

A palavra biscoito tem origem de duas palavras francesas: “Bis” e “Coctus” e significa “cozido duas vezes”. O biscoito surgiu da necessidade dos viajantes antigamente carregarem seus próprios alimentos e eles precisavam ser cozidos duas vezes para durar mais tempo. Era uma massa feita de trigo, água e sal e substituía o pão.  A popularidade do biscoito se espalhou rapidamente por toda a Europa.

Em Portugal, os biscoitos eram para abastecer os navios que saiam do reino.

Na França, introduziram o açúcar na receita e ficaram conhecidos como “petit-fours”.

Na Áustria criaram os biscoitos vienenses cujas pontas são mergulhadas em chocolate.

Na Inglaterra, os biscoitos ficaram amanteigados e com toda a tradição do chá, tornaram-se grandes produtores começando a exportar, chegando assim aos americanos os famosos “biscuit”.

Nos Estados Unidos, deu-se então inicio a uma crescente indústria de biscoitos, passando-se a chamar de “cookies”, no qual foram acrescentados pedacinhos de chocolate (chips).

No Brasil, também adquiriram identidade própria passando a ser feitos com produtos locais,  como a mandioca, o milho, o polvilho. As broas e os sequilhos ( biscoitos secos ) são de origem portuguesa e em Minas Gerais é onde têm o maior destaque.

Quem diria! os biscoitos que começaram tão tímidos, hoje fazem parte de um importante segmento industrial dentro do setor de alimentação em todo o Mundo.

Então porque não prestigiarmos essa história tão antiga, valorizando cada acréscimo de cada um dos povos que fizeram chegar a nós essa delicia de “biscoito” ou “sequilho” como é o caso destes que eu fiz com muito carinho, amor e saudades, pois eram os preferidos de meu pai.

Com estes “ Biscoitos ”, deixamos aqui os nossos desejos de um “ Feliz Dia dos Pais” , para todos.

SEQUILHOS

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado

4 ovos

200grs. de manteiga sem sal

1 xícara de chá de açúcar

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de sopa de baunilha

1 pacote de 800 grs e outro de 200grs. de amido de milho(maisena)

MODO DE PREPARO

Misturar todos os ingredientes amassando-os até formar uma massa bem macia. Em seguida fazer umas bolinhas e achatá-las com um garfo. Pode-se fazer também em formato de rosquinhas ou outros modelos.

Untar uma forma, colocar papel manteiga e untar de novo. Pôr os sequilhos e levar ao forno a 180° até dourar a parte debaixo (não demora muito) por cima ficam branquinhos. Deixar esfriar numa grade e colocar depois num recipiente bem vedado.

Esta receita dá uma grande quantidade de sequilhos, geralmente faço só a metade da receita e eles não desmacham muito, ficam deliciosos.

Espero que gostem.

Bom Apetite

Gina

13 comentários sobre “Biscoitos Sequilhos e Um feliz dia dos Pais

  1. Boa tarde querida Gina!
    Além de vc nos proporcionar deliciosas receitas, tbm nos traz suas origens,
    assim a postagem fica mais rica e nós só temos a agradecer.
    Nunca fiz sequilhos, é uma ótima sugestão p/ acompanhar um cafezinho
    no final da tarde, os seus estão lindos e as fotos maravilhosas!

    Beijos, ótimo final de domingo e um abençoado início de semana!

  2. Gina querida, além de ficar com água na boca com esses sequilhos maravilhosos, saio daqui mais sábia. Adorei a história dos biscoitos, não conhecia. Que belo post, e que delicia de receita. Beijinhos amiga, ótima semana

  3. Olá Gina,
    adoro biscoitos, bolachas e bolachinhas 🙂
    Não conheço os sequilhos mas têm um aspecto delicioso.
    Com esses ingredientes, imagino a textura leve e crocante.
    Fiquei com vontade de os experimentar.
    Um beijinho.

  4. Minha querida amiga,
    antes de tudo agradeço seu carinho no EternosPrazeres, você como sempre um amor!
    E os sequilhos merecem elogios, estão especiais, delícia irresitível!

    Abraço carinhoso,
    Re

  5. Oi minha amiga super querida, pena vc não poder comer bacalhau, eu teria um prazer imenso em preparar um prato bem delicioso p/vc.
    Gina, mais uma vez obrigada por tanto carinho e por essa amizade que é tão especial p/mim.
    Bjssssssssss e uma semana muito iluminada e abençoada p/vcs
    Ah!
    Peguei a receitinha dos sequilhos ok?

  6. Minhas queridas amigas,é imperdoável não dar à mais tempo um alô. Um dia destes Gina, mando-te um mail contando o porquê. Agora já vou abrindo o PC e partilhando, Escrever ainda é difícil e publicar só agora me estou novamente a interessar. Hoje estive a organizara a pasta dos meus seguidores e quando chegou à menuaquarela senti que não estava a ser justa para com as minhas amigas.
    Mas agora estou aqui com uns biscoitos que me fascinaram e vou usar uma frase de uma amiga que muito considero “despretensioso, como tudo o que é genuinamente bom”.
    É assim que eu vejo estes biscoitos sequilhos, deliciosos para tomar com as minhas infusões.
    Um abraço com carinho.

  7. Que coisa boa, hein! O tradicional cafezinho do meio da tarde pra mim sempre é acompanhado de biscoitos. Nada mais perfeito!
    Sem dúvida, com história e boas recordações, tudo fica mais saboroso!
    Boa semana e obrigada por partilhar meu aniversário de casamento.
    Bjs.

Deixe um comentário